quarta-feira, 20 de maio de 2009

Iniciando ...

"Para o principiante, é importante estudar a maneira de resolver o «conflito» com que está confrontado. Na verdade, uma forma de ataque em Aikido é um conflito que se deve resolver. O principiante deve tentar pôr-se em harmonia com o ataque do seu parceiro em lugar de transformar esta relação em oposição. Certamente que o Aikido é Budo. Há um ataque e uma defesa. Mas o objectivo que se procura no Aikido é como transformar esta oposição em algo de harmonioso."

Georges Stobbaerts(8º Dan Hanshi Dai Nippon Butokukai)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

XIV Estágio Nacional de Budo - Aracaju / SE

Será realizado, durante os dias seis e sete de junho, o XIV Estágio Nacional de Budo em Aracaju/SE. O evento será realizado sob direção do professor Paulo Roberto Nunes, 5º dan TenChi International, aluno direto do Mestre Georges Stobbaerts e responsável pela escola TenChi no Brasil.

Abraços a todos.

sábado, 16 de maio de 2009

Que o sopro flua

Ha muito tempo eu havia lído a entrevista "Que o sopro flua" de Amândio de Figueiredo ao Mestre Stobbaerts. O texto mostra a visão do Aikido que o Mestre defende e transmite em sua escola mesmo antes de sua fundação. Leitura obrigatório para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Mestre e o caminho oferecido pela escola TenChi.

O texto está disponível no novo site de TenChi em duas versões, uma em português e uma em francês.


Forte abraço.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Concentração e Centração

Navegando pela internet à procura de textos sobre a escola TenChi, econtrei um artigo de Manuel Galrinho, antigo aluno do Mestre Stobbaerts, que cita a seguinte passagem do livro Aikido – a procura da unidade:

"Concentração e Centração

Uma das consequências da descontracção e da respiração correcta é permitir-nos aceder à concentração.

Da mesma maneira que a descontracção é (…) muitas vezes confundida com um relaxamento geral, a concentração é indevidamente assimilada a um paroxismo da atenção, a uma vigilância interior sem falha, que não são de facto, senão crispação do pensamento (…).

Descontracção e concentração, longe de serem moleza do corpo e crispação do espírito, são dois estados inseparáveis, que envolvem por inteiro o indivíduo. A concentração é, antes de mais, disponibilidade, abertura em relação a si mesmo, e em relação ao exterior, um movimento de energia insuspeita.

A expressão de um movimento é uma força dirigida do interior para o exterior, um movimento de Energia vindo do mais fundo de nós mesmos, que procuramos traduzir. Caso o caminho da comunicação connosco esteja bloqueado, não há descarga possível para esta Energia que se transforma então em tensão e crispação. (…)

Concentrar-se é, antes de mais, regressar ao centro do corpo e aí se enraizar, em vez de andar ao sabor do jogo de forças divergentes e contraditórias.

O Seika Tanden ou Kikai Tanden (…) de que falam os mestres de Budo, é o ponto crucial do nosso corpo. Ele é o centro vital onde se concentra o Ki, a energia cósmica, e de onde ela se expande por todo o corpo. (…)

A valorização do Seika Tanden não é pura fantasia.

O ventre é o estado mais primitivo da evolução na estrutura do corpo humano. Ele é a origem da vida (no ventre) e da reprodução, o lugar de junção do alto e do baixo, da direita e da esquerda, o ponto de partida dos nossos braços e das nossas pernas. Não se diz “aguentar-se nas cruzes”, ou “fazer das tripas coração”? Ora, estas locuções tendem a indicar a importância atribuída a esta região do corpo.

Pensar com o abdómen significa baixar o diafragma para deixar o campo livre ao funcionamento correcto dos órgãos do tórax e conservar assim o corpo firme e convenientemente disponível para a acção. (…)

Certas imagens mentais podem ser muito úteis ao principiante que aprende a concentrar-se. Assim, quando imaginamos o nosso corpo semelhante a uma esfera, em que cada ponto do corpo estaria ligado a um ponto central, estamos no bom caminho de virmos a centrar-nos sobre o “ponto”. (…)

Mas a concentração não é apenas uma realidade física; é também uma atitude mental e não basta tomar consciência do seu corpo ou viver este sentimento de estar centrado em Seika Tanden.

A verdadeira concentração exige também do aikidoca uma mudança de espírito que não se efectua num instante, mas ao longo de todo um trabalho sobre o tapete e fora do dojo! (…)

Aquele que, ao longo do seu trabalho de aprendizagem, foi suficientemente paciente para aprender a concentrar-se torna-se capaz, em dois segundos, e quaisquer que sejam as circunstâncias, de se “reunir” para poder exprimir, no instante, a própria essência do movimento.

Sempre que se acede a um tal sentimento de liberdade interior, a prática torna-se, sem esforço, fonte permanente de alegria e de criação."

O artigo completo pode ser encontrado no sguinte site: http://www.aikideai.com/article.php?sid=74



Forte abraço à todos.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Feriadão

O Centro Cultural Georges Stobbaerts teve o prazer de receber no último fim de semana a delegação de Aracaju para práticas intensas. Aproveitando o feriadão, o instrutor Larré trouxe à Pernambuco onze alunos que participaram de diversas aulas de Aikido e TenChi Tessen. Tive o prazer de estar presente em todas as cinco dinâmicas de Aikido e ministrar duas delas sob a supervisão do professor Paulo Roberto. Além do programa técnico, falamos bastante da etiqueta no Dojo, o cerimonial, integração entre tori e uke, formas de andar no tatame, ajustes nas quedas através de diversos educativos entre outros detalhes. Alguns alunos, tanto de Recife quanto de Aracaju, também prestaram exame para 5º e 4º kyu. Muita informação em um perído curto de tempo. Espero estes momentos permaneçam na memória de todos os integrantes por longas datas.

Abraço à todos e em especial aos que compareceram e tornaram esse fim de semana tão especial.