terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Boas Festas

Kinkaku-Ji, o pavilhão dourado, Kyoto/Japão

O Munen Mushin agradece os mais de 1.500 acessos vindos de 35 países e deseja a todos os leitores e amigos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de novos desafios à serem superados.

Abraços.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Os cinco princípios do Aikido

"Tais como foram ensinadas pelo fundador:
  1. O Aikido é o caminho que reúne todos os caminhos do universo por toda a eternidade; é a Mente Universal que encerra todas as coisas e a todos unifica.
  2. O Aikido é a verdade ensinada pelo universo e deve ser aplicado à nossa vida na terra.
  3. O Aikido é o princípio e o caminho que unem a humanidade à Consciência Universal.
  4. O Aikido se realizará plenamente quando cada pessoa, seguindo seu verdadeiro caminho, se tornar uma coisa só com o universo.
  5. O Aikido é o caminho de força e compaixão que conduz à infinita perfeição e à glória crescente de Deus."
Palavras retiradas do livro "Aikido e a Harmonia da Natureza", escrito por Mitsugi Saotome.

Abraços.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Recordemos uma vez mais a Via, "Do"

"Caros amigos,

As artes do Budo que praticamos fazem talvez parte de uma outra época (o Bushido), mas a procura interior em busca de amor e de absoluto é sempre actual, anima o coração dos seres humanos há séculos e perde-se na noite dos tempos.

Esta procura está na base de inúmeros mitos fundadores das grandes vocações humanas, expressos frequentemente nas grandes façanhas físicas mas também na transformação espiritual das grandes personagens de epopeias, cavaleiros do Oriente e do Ocidente. Frequentemente elas habitam o nosso imaginário, são também a fonte de inspiração para encontrar um sentido para a vida..."

Texto escrito pelo Hanshi Georges Stobbaerts e disponível por completo no site de TenChi International.

Endereço direto para o artigo em português e francês.

Forte abraço a todos e boas festas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dojo mais colorido parte 2

Complementando a lista dos alunos aprovados e aproveitando para sair em uma foto, seguem os nomes dos alunos do professor Antônio Cavalcanti:

4° Kyu:
Rodrigo Saturno Almeida
Rodrigo de Oliveira Louro
Roberto Gomes Aguiar Filho

Para 5° Kyu:
Fábio Gomes da silva
Gilvandro Santos Correia da Silva

Abraço a todos.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Dojo mais colorido

Depois de duas semanas em Brasília, finalmente consegui retornar à terrinha a tempo de pegar a aula dos graduados no sábado cedinho. Depois de uma canseira fazendo uma revisão técnica com Priscila, uma pausa para a aula das onze horas.

Dojo cheio, exame de faixa de terceiro à quinto kyu. O exame, apesar de cansativo, correu muito bem. Dezessete alunos no tapete sob os olhares dos professores Paulo Roberto Nunes e Antônio Cavalcanti e muitas técnicas para mostrar. Queria, através deste post, parabenizar meus amigos pelo resultado e lembrar que uma nova etapa, com novas responsabilidades, inicia.

Alunos aprovados no exame:
Priscila Santana - 2º kyu;
Leonardo João - 3º kyu;
Hugo Morais - 4º kyu;
Rodrigo Silveira - 4º kyu;
Romulo Ribeiro - 4º kyu;
Smokoveck Florencio - 4º kyu;
Bruno Kehrle - 5º kyu;
Carol da Fonte - 5º kyu;
Khalil Nascimento - 5º kyu;
Tibério Fonseca - 5º kyu;

Sintam-se também parabenizados os alunos de Antônio Cavalcanti e Zé Carlos. Como muitas pessoas novas fizeram o exame, ainda não conheço todas por nome, mas vamos resolver esse problema em breve.

Abraços.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aulas em Brasília

Gostaria de agradecer mais uma vez ao professor Nelson, 5 dan Aikikai e resposável pela escola Shikanai em Brasília, e ao professor Hélio, estudante de iaido há vinte anos e responsável por transmtir os ensinamento do Sagawa Sensei, pela oportunidade de acrescentar mais conhecimento a minha educação marcial.

É sempre bom conhecer novos locais de prática, estilos, pessoas e ser bem recepcionado. Espero ter a oportunidade de retornar mais uma vez para trocar experiências e aprender cada vez mais. Sempre que estiverem em Recife, terão um amigo que os recepcionará da melhor forma possível.

Obs: Professor Hélio, muito obrigado pelos livros. Leitura iniciada. :)

Forte abraço.