domingo, 26 de setembro de 2010

Palavras do segundo doshu

 "Quando se menciona o termo 'arte marcial', muitas pessoas imaginam uma pessoa de comportamento agressivo e provocador, e de fato existem pessoas que agem desse modo. Entretanto, essa atitude indica claramente que essa pessoa na verdade não compreende o Budo. A agressão em excesso é na realidade uma máscara da falta de auto-confiança. Uma pessoa que entenda realmente o que é Budo tem, pelo contrário, uma aparência calma e uma índole gentil. Ela tem confiança suficiente para não tentar intimidar outros seres humanos, e costuma apresentar uma expressão dócil no rosto. Em poucas palavras, ela manifesta shizen tai, um estado de espírito perfeitamente natural e descontraído. Para ajudá-los a entender esse tipo de alegria natural, eu freqüentemente digo aos alunos, 'Não deveríamos treinar com mais alegria?'

Apreciamos muito os alunos que realmente compreendem a essência do Aikido. estem vêm treinar animados, tem prazer em arremessar e ser arremessados, treinam até que o suor lhes cubra o rosto e vão para casa de bom humor. Eles não estão interessados em obter altas graduações - eles simplesmente se deliciam com a alegria do treinamento. Manifestam shizen tai, um estado de completo bem-estar.

A terra nasceu do universo e aqueles que prosperam nessa ambiente favorável à vida podem tornar-se unos com a natureza. Eles nunca se opõem à lei natural e nunca tentam controlar usando a força. Essas pessoas manifestam um equilíbrio natural e diário.

Essa atitude, pautada numa profunda experiência, pode ser um fator muito positivo nas atividades sociais. Se você treina de maneira naturale completa, com serenidade e um centro firme e estável, uma quantidade imensa de ki é gerada. Isso traz enormes benefícios para você mesmo e para a sociedade. Essa é a nossa forma ideal, natural. Atingir esse estado de ser é uma recompensa muito maior do que a vitória que possamos obter em qualquer tipo de combate.

O propósito do Aikido é tornar os seres humanos mais fortes, utilizando sua própria energia natural. Isso também torna a mente e o corpo mais saudáveis. No Aikido, nós transcendemos a distinção entre mente e corpo; nós unificamos o corpo e a mente e vivemos como uma só entidade. É do centro dessa entidade unificada que nasce o ki ilimitado e se forma o sopro vital. Se essas forças poderosas forem manifestadas na vida diária, você viverá de forma extremamente positiva."

Texto retirado do livro O Melhor do Aikido, Os Fundamentos, escrito por Kishomaru e Moriteru Ueshiba.

Abraços.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Matthieu Ricard, sobre os hábitos da felicidade


O que é a felicidade e como podemos conquistá-la? Matthieu Ricard, bioquímico que se tornou monge Budista, afirma que podemos treinar nossa mente nos hábitos do bem-estar para gerar um verdadeiro sentimento de serenidade e realização.

Obs: Clicando em view subtitles é possível escolher o idioma para a legenda.

Abraços.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estágio Nacional de Viseu - Portugal


Será realizado no próximo fim de semana, dias 18 e 19 de setembro, o Estágio Nacional de Viseu/Portugal. O evento contará com a presença do Hanshi Georges Stobbaerts, 8º dan Dai Nippon Botukukai e idealizador da escola TenChi.

Horários:
Sábado - 17:00 às 18:30
Domingo - 10:00 às 11:30

Maiores informações:
Associação de Aikido de Viseu
aikido-viseu@hotmail.com - 916 782 258
Rua do Inatem - 3510-018 VISEU
www.tenchi-international.com/viseu

Abraços.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aikido Shugyo, Harmonia no Confronto

Sinopse
"A publicação de Aikido Shugyo representa um divisor de águas para todos os praticantes de Aikido. Gozo Shioda, um dos mais talentosos alunos do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, é autor de uma obra fascinante, na qual descreve sua carreira e filosofia como mestre dessa arte.

Além de descrever episódios empolgantes de sua vida como jovem discípulo de Ueshiba, nos anos 1930, e suas experiências na guerra e no pós-guerra, Shioda oferece uma vasta gama de ideias sobre a psicologia das artes de luta e a sobrevivência num mundo de conflitos."

Dados:
- Editora: Pensamento
- Autor: Gozo Shioda
- ISBN: 9788531516429
- ISBN-13:
- Ano: 2010
- Edição: 1
- Número de páginas: 192
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio

sábado, 4 de setembro de 2010

Novos kyus e dans


Foi realizado no dia 26/08/2010, durante VII Encontro Internacional de Budo, exames para kyus e dans da escola TenChi International no Brasil. Parabéns aos alunos Fernando Alcântara pelo título de 1º dan, aos alunos João Simão, José Carlos e Manoel Fonseca pelo título de 2º dan e Otto Neuenschwander pelo sandan (3º dan). Parabéns também a Heiji Le Hir pelo 1º kyu e a todos os alunos do professor Antônio Cavalcanti que fizeram exame para 5º kyu e que ainda não sei os nomes.

Abraços a todos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Takemusu Aiki

"This is the second installment in a six-part series on the founder of Aikido, Morihei Ueshiba. 'Takemusu Aiki' includes five rare films of the Aikido Founder shot on location in Wakayama Prefecture, Osaka and Tokyo. Morihei Ueshiba is seen here in film clips spanning the years from 1952-1958 plus a fascinating historical documentary. O-Sensei demonstrates hundreds of seated and standing techniques, as well as the jo and ken, the staff and sword of aikido."

Maiores informações no site do Aikido Journal.

Abraços.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aiki Budo

"This exciting DVD showcases the prewar Aiki Budo of Morihei Ueshiba, Founder of Aikido. The program begins with a documentary written and produced by Aikido Journal Editor-in-chief Stanley Pranin that traces the life of the Founder from his boyhood in Tanabe through his retirement to Iwama in 1942. Morihei’s early martial arts training, his study of Daito-ryu aikijujutsu under the famous Sokaku Takeda, his involvement with the Omoto religious sect led by Onisaburo Deguchi, and a history of Ueshiba’s Kobukan Dojo are presented.

This documentary also includes video and audio recordings of several prewar Aikido figures commenting on their remembrances of the Aikido Founder. Among those who appear are Kisshomaru Ueshiba, Gozo Shioda, Rinjiro Shirata, Takako Kunigoshi, and Kiyoshi Nakakura."

Maiores informações no site do Aikido Journal.

Abraços.