sábado, 30 de outubro de 2010

O velho e o novo

"Valorize o velho enquanto aprende a compreender o novo; O que é velho, o que é novo, é simplesmente uma questão de tempo; Entre miríades de atividades, mantenha sua mente clara; O caminho - quem promete mantê-lo bom e verdadeiro."

Texto assinado por Shoto, "ondas de pinheiros", o pseudônimo de Gichin Funakoshi.

Abraços.

domingo, 24 de outubro de 2010

Seminário de outono

Seminario de Outono de TenChi Tessen
30 de outubro 
Honbu Dojo TenChi, Sintra - Portugal

Orientado por Georges Stobbaerts, Hanshi 
Horários: 11h - 17h
Taxa de inscrição: 40e

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Carta de outono

"Caros amigos,

Porquê (e sempre!) a necessidade de uma reflexão através das nossas práticas? Dado que o nosso mundo anda depressa demais, teremos necessidade dessas ferramentas de sabedoria que as nossas disciplinas desenvolvem.

A sabedoria é universal. Ela é um caminho, uma propensão, um ensino. Frequentemente escapa-se-nos, perde-se no vazio de uma vida por vezes desenfreada. O caminho «Do» oferece-nos um campo de investigação que permite descobrir em nós próprios a nossa natureza essencial. Leva-nos a uma forma de vida que, longe de nos isolar do mundo, sem nos desligar das responsabilidades da vida quotidiana, nos faz assumir um espírito novo, criativo, libertando-nos de instante em instante de qualquer condicionamento. ..."

Texto completo em português e francês no site de TenChi International.
Foto: Mariana Machado

Boa leitura.

domingo, 17 de outubro de 2010

A importância da educação

"Nada sob o céu e a terra é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influenciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração, pode ser transmitido a outras cem."

Caligrafia escrita por Jigoro Kano (1860 - 1938), fundadador do Judo Kodokan.

Abraços.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Yojimbo

 Yojimbo,
Japão, 1961

Sinopse:
A história se passa em 1860 e se baseia na chegada de um ronin a uma cidade que sofre com a guerra entre duas gangues. Kuwabatake Sanjuro (Toshirō Mifune) se aproveita de sua perspicácia para levantar dinheiro e, ao mesmo tempo, livrar a cidade das gangues rivais, ora associando-se a um grupo, ora associando-se a outro, tirando proveito da situação e manipulando-os, devido ao despreparo estratégico dos dois grupos, que é demonstrado através de diversas cenas satíricas durante o filme.

Trailler:



Ficha Técnica:
 - Título original: Yojimbo
 - Duração: 110 mins
 - Direção: Akira Kurosawa
 - Roteiro: Akira Kurosawa
 - Có-Roteirista: Akira Kurosawa - Fotografia: Kazuo Miyagawa
 - Gênero: Cinema Asiático
 - Direção de Arte:
 - Música: Masaru Satō
 - Elenco: Toshirô Mifune: Sanjuro Kuwabatake, Tatsuya Nakadai: Unosuke, Yôko Tsukasa:  Nui; Isuzu Yamada: Orin; Daisuke Katô: Inokichi, Seizaburô Kawazu: Seibei; Takashi Shimura: Tokuemon; Hiroshi Tachikawa: Yoichiro; Eijirô Tôno: Gonji; Kamatari Fujiwara: Tazaemon; Ikio Sawamura: Hansuke; Susumu Fujita: Homma e Kyû Sazanka: Ushitora.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Seminário de IAIDO

TenChi International realizará no próximo fim de semana mais um seminário de IAIDO orientado por Pierre Delorme, 5Dan. O evento será realizado no próprio Hombu Dojo da escola, situado em Sintra, Portugal.

Maires informações em http://www.tenchi-international.com

Abraços.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aula Yudansha

Devido a necessidade de uma prática reservada apenas para alunos cinturões negros, ficou definido na última reunião de professores e instrutores da escola TenChi Recife com o Mestre Stobbaerts que a segunda aula dos graduados de cada mês será exclusiva para os alunos que possuem graduação de primeiro dan em diante.

Sábado, dia nove de outubro, será a primeira aula reservada aos yudansha.

Contamos coma presença dos alunos convidados.

Abraços.

domingo, 3 de outubro de 2010

O Melhor do Aikido

 Sinopse:
"Este livro traz uma introdução completa e oficial de todos os fundamentos do Aikido, escrita pelos dois sucessores diretos do fundador dessa arte marcial, Morihei Ueshiba. Os co-autores Kisshomaru Ueshiba e Moriteru Ueshiba, filho e neto do Fundador, procuram manter seu legado e compartilhar, com os milhões de homens e mulheres do mundo todo que praticam Aikido atualmente , as mais importantes técnicas e princípios dessa arte.

Este livro é um instrumento básico de treinamento para todos os praticantes do Aikido - iniciantes ou avançados - que desejam aprofundar o seu conhecimento das formas e do espírito do Aikido.
Subjacente às formas, ou técnicas físicas, estão os princípios espirituais do Aikido, que são baseados no noção de ki, ou 'força vital'. O ki é o elemento fundamental para a compreensão do Aikido. Mas como explicam os autores, não se pode aprendê-lo somente assistindo a demonstração ou lendo um livro. Certamente, o melhor meio de viver a experiência do ki é com a prática, unificando o corpo e a mente.

O melhor do Aikido ajuda o praticante a alcançar essa meta e oferece instruções passo a passo que complementarão o conhecimento adquirido no dojo. O texto é ricamente ilustrado com fotografias nunca antes vistas, que mostram o mestre Moriteru Ueshiba demonstrando as técnicas fundamentais da arte."

Dados:
  - Editora: Cultrix
  - Autor: Ueshiba, Kisshomaru e Ueshiba, Moriteru
  - ISBN: 8531609305
  - ISBN-13: 9788531609305
  - Ano: 2006
  - Edição: 1
  - Número de páginas: 173
  - Acabamento: Brochura