domingo, 30 de janeiro de 2011

Onde Você Está Agora?

 "Quantas pessoas nasceram e morreram desde que a semente da raça humana foi trazida do céu? No futuro, quanto tempo e até que ponto a raça humana vai continuar a existir?

Ao contemplar tais coisas, percebe-se que o tempo que passamos na Terra representa apenas uma minúscula fração de instante na longa história da raça humana. Todas as pessoas na Terra hoje estão no processo de morrer e farão isso dentro dos próximos cem anos. Em algumas centenas de anos, os sinais da maioria das pessoas na Terra serão completamente apagados e esquecidos pela história. 'Por que razão nascemos neste mundo?' Se não considerarmos isso seriamente, a raça humana irá continuar uma semente e talvéz perecer. Deus colocou os seres humanos na Terra; deve haver um propósito para a nossa existência. Qual é esse propósito?

Muitas pessoas vivas hoje podem pensar: 'Deus não criou a raça humana. Nós simplesmente nascemos aqui. Se vivemos nossa vida irresponsávelmente, fazendo apenas o que queremos, tudo bem!' Mas como seres que receberam de Deus a maior inteligência e o maior nível espiritual de todos os seres vivos, se pensarmos desse jeito, o significado e a importância de nosso presente se perde, e nos tornamos mais tolos que todos os outros seres vivos na face da Terra. Com exceção dos humanos, todas as outras coisas existentes na natureza funcionam de acordo com o papel determinado por Deus. A raça humana, entretanto, no nível mais alto de todas as coisas vivas e abençoada com sabedoria e inteligência está perdendo seu espírito. Enquanto o uso da inteligência para perseguir desejos egoístas continuar a ter prioridade, todas as coisas vivas na Terra estarão caindo num estado moribundo. Chegamos a tal ponto, de fato, que a própria humanidade criou a frase: 'A raça humana é o cancêr da Terra.'

Apesar de ocupar uma fração mínima do tempo na longa história da raça humana, as pessoas perseguem a gratificação de desejos egocêntricos, destruindo a Terra nesse processo. Movidos pelo desejo da carne e do corpo é que os humanos realizam ações no mundo físico, aquele da raça humana. Acredita-se que a expectativa máxima possível de vida dos seres humanos esteja em torno de 120 anos. Se 120 anos é a duração do mundo de uma pessoa, não é então uma coisa sem sentido?

É geralmente aceito que após a morte, a alma é liberada do corpo para o mundo espiritual. Recentemente, parece que muitos livros relacionados com o mundo espiritual estão sendo publicados, mas ainda há pessoas que continuam a recusar sua existência. O fato de que há tais pessoas é inevitável, porque o mundo espiritual não é visível a olho nu. Apesar disso, existem muitas pessoas que sentiram ou experimentaram com certeza algo intangível e além do mundo físico e que acreditam na existência de um reino espiritual...

... Se levarmos em consideração por um momento que quando morremos, nós pasasmos para o reino espiritual e então entramos num nível determinado por nossas ações enquanto vivos, então poderemos entender claramente o significado e a importância de nossa vida no mundo físico, que habitamos agora. Em outras palavras, podemos pensar no mundo finito em que vivemos agora como preparação para a nossa entrada no mundo espiritual.

Usando o corpo físico que nos foi dado, as boas ações que fizemos para o mundo e a destruição prejuízo que tenhamos causado, todas as nossas ações, sejam elas boas ou más, ditam para qual parte do mundo espiritual iremos após a morte. Acredito que é esse o objetivo para o qual esse mundo foi criado. Como definimos 'boas' ações? Não há dúvida de que se pode discutir infinitamente o que é certo e o que é errado. Não deveríamos em vez disso olhar para o todo e nos guiar pela luz de nossa consciência ao perguntar a nós mesmos se estamos vivendo nossa vida em busca de gratificação pessoal ou se estamos fazendo o que podemos para tornar o mundo um lugar melhor?

O coração das pessoas que vivem na Terra pode estar num estado 'angélico', ou 'demoníaco'. Em um instante, nosso coração e mente vacilam entre sentimentos de bondade e de estar em paz e sentimentos de negatividade, maldade e outros do gênero. Assim como existem coisas em nossa vida que nos fazem sentir em paz, existem cosias que nos fazem querer agir de forma errada. Neste exato momento, enquanto vivemos em nosso corpo aqui no mundo físico, temos a liberdade de escolher entre os dois e agir de acordo com essa escolha. Em outras palavras, temos a escolha de avançar para o alto ou afundar. O presente em que vivemos é a manifestação do mundo que existe entre o céu e o inferno. De nossa posição atual, enquanto somos abençoados com um corpo físico, temos a capacidade de diferenciar o certo do errado, diferenciar entre céu e inferno e polir e refinar nosso espírito fazendo a escolha correta. Quando todas as pessoas do mundo acordarem para essa verdade, conhecerem o céu e se sentirem em paz, então o céu na Terra irá se tornar realidade. Isso me faz lembrar as palavras do Fundador:

'O verdadeiro propósito da vida é construir um Céu eterno e infinito na face da Terra.' 

Considere por um momento o caminho na direção de uma vida eterna no céu. Onde está você agora? Se você sente que está no caminho para o céu, em que parte do céu chegará, a mais alta ou a mais baixa? Enquanto habitamos o corpo, devemos almejar construir um espírito estável e nos levar mais um passo ou mesmo mais um nível para o alto, em nossa jornada em direção ao céu. A vida é shugyo, um processo de treino e refinamento do ser humano que só termina na morte."

Texto retirado do livro A Iluminação Através do Aikido, escrito por Kanshu Sunadomari.

Abraços.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Revisão Técnica 5º Kyu

No próximo domingo, dia vinte e dois de janeiro, será realizada a primeira aula de revisão técnica do ano. A aula será realizada no Centro Cultural Georges Stobbaerts e estão convidados todos os alunos da escola TenChi que possuem graduação até 5º kyu (faixa amarela). A aula será ministrada das nove às onze da manhã e será voltada ao estudo das quedas e programa técnico.

As aulas de revisão ocorrerão durante todo o ano e cobrirá o programa de todas as graduações.

Conto com a companhia dos alunos convidados.

Forte abraço.
Obs: Esta aula será exclusiva para faixas brancas e amarelas.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Estágio de Inverno

Será realizado no próximo fim de semana o Estágio de Inverno 2011 no Hombu Dojo TenChi em Sintra, Portugal. O evento será dirigido pelo Hanshi Georges Stobbaerts, 8 dan em Aikido pela DNBK.

Horários:
Sábado: 11h00 às 12h30 e 17h30 às 19h00
Domingo: 11h00 às 12h30


Preço: 40 euros
Aberto a todos os praticantes de Aikido.

Abraços e bom estágio.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um caminho de serviço

"Aikido não é a arte de lutar usando força bruta ou armas letais, ou mesmo o uso de poder físico para destruir o inimigo, mas um meio de harmonizar o mundo e unificar a raça humana como uma família. É um caminho de serviço que trabalha pelo espírito de amor e harmonia universal de Deus por meio da realização do papel de cada indivíduo no mundo. Este é o caminho do universo; treinar Aikido é treinar a técnica divina usada pelo universo. Ponha isso em prática e o poder do universo se manifestará em você, que estará em sintonia com o próprio universo."

Palavras do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, retirada do livro A Iluminação Através do Aikido, escrito por Kanshu Sunadomari.

Abraços.

domingo, 2 de janeiro de 2011

A Arte da Paz - Col. Sábias Palavras

Sinopse:
"Nestes tempos de ameaças de guerra mundial, a Coleção Sábias Palavras aponta para a pacificação dos seres humanos com uma arma talvez mais poderosa que uma bomba atômica: a sabedoria milenar do Oriente, ensinamentos que sobrevivem ao tempo e às mais diversificadas culturas, conquistando um número cada vez maior de adeptos entre os ocidentais contemporâneos. 'A Arte da Paz' é um de seus primeiros títulos e traz os ensinamentos do mestre japonês Mirihei Ueshiba, fundador do Aikido, compilados por John Stevens e traduzidos por Murillo Nunes de Azevedo. Ueshiba (1883 - 1969 ) é um dos maiores mestres das artes marciais orientais, um guerreiro invencível, mesmo aos 80 anos de idade, que consagrou todo o seu aprendizado à proclamação de seu amor pela paz."

Dados:
  - Editora: Rocco
  - Autor: John Stevens
  - ISBN: 8532512399
  - ISBN-13: 9788532512390
  - Ano: 2003
  - Edição: 1
  - Número de páginas: 123
  - Acabamento: Brochura