domingo, 29 de novembro de 2009

When the Last Sword Is Drawn

When the Last Sword is Draw
Japão, 2003

Sinopse:
Kanichiro Yoshimura é um Samurai e um homem de família que já não pode sustentar a sua esposa e filhos com os baixos salários que ele recebe de seu pequeno clã, ele é forçado pelo amor de sua família a sair da cidade em busca de maior remuneração para sustentá-los. Em sua pesquisa ele junta-se um notório clã, conhecido como Shinsengumi, onde ele faz o possível para conseguir dinheiro. Yoshimura prova a sua força física e mentalmente por ser fiel a sua honra. Durante um período dramático, com a ascensão do Imperador e da queda do Shogun. Yoshimura nos mostra a luta pela vida em uma maneira pessoal, alterando a vida das pessoas que ele encontra e o caminho que é escolhido.

Trailler:

Ficha Técnica:
- Título original: Mibu gishi den
- Duração: 137 mins
- Direção: Yōjirō Takita
- Roteiro: Jiro Asada
- Có-Roteirista: Takehiro Nakajima
- Produção: Nozomu Enoki/Hideji Miyajima
- Fotografia: Takeshi Hamada
- Gênero: Drama
- Música: Joe Hisaishi
- Edição: Nobuko Tomita
- Elenco: Kiichi Nakai (Yoshimura Kanichiro), Koichi Sato (Saitō Hajime), Yui Natsukawa (Shizu/Mitsu), Takehiro Murata (Ono Chiak), Miki Nakatani (Nui), Yuji Miyake (Ohno Jiroemon), Masato Sakai (Okita Soji) e Ito Atsushi (Young Chiaki Ono).

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Samurai e o Mestre Zen (autor desconhecido)

Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o Samurai sentiu-se repentinamente inferior.

Ele então disse ao Mestre:

- "Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?"

O Mestre falou:

- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei."

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o Samurai perguntou novamente:

- "Agora o senhor pode me responder por que me sinto inferior?"

O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:

- "Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: 'Por que me sinto inferior diante de você?' Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."

O Samurai então argumentou:

- "Isto se dá porque elas não podem se comparar."

E o Mestre replicou:

- "Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.

"Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!"

Abraços.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VI Encontro Internacional de Budo

Falar de estágios do mestre Stobbaerts sempre é difícil. Como expressar sentimentos com palavras? Foram tantos momentos únicos, dentro e fora do tatame que apenas um post não daria conta do recado.

Antes do início do estágio, exame para shodan e nidan com os alunos convidados. Logo após o exame, aula de Tessen com o próprio mestre e com Paula Chambel. Aprender com o idealizador da arte é um momento especial e que gostaríamos de ter mais vezes num ano. Finalizando o dia, aula de Aikido com Henrique Martins, aluno ushideshi do mestre, que acabara de participar do 14 WKC (World Kendo Championships). Este ano, além da presença De Henrique e Carmen Cavalcante na comitiva de Coimbra, também contamos com a presença dos alunos e amigos Cátia Coelho, Pedro Marques, Pedro "Frito" e José Santos, além de Clarinha, que ainda estava na barriga da mamãe Carmen.

No segundo dia, foram realizadas aulas das duas artes nos turnos da manhã e da tarde. A noite, o jantar de confraternização no Spettus Steak House. Hora de recompor as energias para o dia seguinte.

Terceiro e último dia, mais aulas no período da manhã e o encerramento do estágio. Despedir-se é sempre uma tarefa árdua, mas os momentos únicos que passamos juntos sempre estarão presentes na memória de cada participante.

Obs: as fotos do estágio, todas cedidas por Mariana Machado, já estão disponíveis na sessão de fotos.

Abraços.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aikido em 1952




Vídeo, bastante antigo, com Koichi Tohei, Kisshomaru Ueshiba e Tadashi Abe. Precisa falar mais alguma coisa?

Abraços.