segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Revisão Técnica 4º Kyu

Será realizada no próximo domingo, dia vinte e oito de fevereiro, uma aula de revisão do programa técnico de 4º kyu. A prática ocorrerá no CentroCentro Cultural Georges Stobbaerts e estão convidados todos os alunos da escola TenChi International que possuam graduação de até 4º kyu (faixa laranja). A aula será ministrada das nove às onze da manhã.

As aulas de revisão técnicas ocorrerão sempre aos domingos e um calendário estará sendo fixado no dojo com as datas para as demais graduações.

Conto com a companhia dos alunos convidados.

Forte abraço.

Obs: Esta aula será exclusiva para alunos faixas amarelas e laranjas.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Nível Ético de Defesa em Combate

"A autodefesa, de acordo com o método do mestre Ueshiba, deve sempre cumprir certos deveres éticos...

... Na Linha A, o homem à esquerda, sem provocação e por sua própria iniciativa, ataca o outro e o mata. Eticamente, esse é o mais inferior dos quatro níveis - agressão espontânea na forma de um ataque direto.

Na Linha B, o homem à esquerda não atacou o adversário diretamente, mas provocou que este o atacasse. Pode ter sido uma provocação óbiva, tal como um comentário insultante, ou algo mais sutil como uma atitude de desdém. De qualquer forma, quando o outro homem é convidado a atacar, e o faz, ele é morto. Apesar de o primeiro não ser culpado pelo início do ataque em si, ele é responsável por incitar o outro a atacar. Há apenas uma diferença mínima entre a Linha A e a Linha B.

Na Linha C, o homem à esquerda nem ataca nem provoca o outro a atacar. Mas, quando atacado, ele se defende de forma subjetiva, ou seja, só se preocupa consigo, e o adversário é morto ou pelo menos gravemente ferido. Eticamente, essa ação é mais justificável que as outras duas. O que permanece em pé não foi responsável de nenhuma forma pelo ataque, seja direta ou indiretamente. No entanto, sua forma de defesa, ainda que o tenha protegido de um possível dano, resultou na destruição do outro homem. Como se vê, o resultado nas três linhas - A, B e C - é idêntico: um homem é morto.

Na Linha D, temos o máximo em autodefesa ética. Não tendo atacado ou provocado o ataque, o homem à esquerda se defende de maneira caracterizada por tamanha habilidade e controle, que o agressor não é morto. Nesse caso, ele não é sequer ferido gravemente.

Este último e mais alto nível é o objetivo de todas as de autodefesa de aikidô. Ele exige habilidade: o resultado da prática intensiva das formas técnicas de defesa deixadas pelo fundador, mestre Ueshiba. Mas ele exige mais que isso. Exige uma intenção ética. O homem precisa desejar sinceramente defender-se sem ferir os outros. Ele deve estar avançando no caminho da integração entre mente e o corpo, entre recursos físicos e motivações éticas. ...

... Conforme vimos, então, nesse nível ético, o aikidô surge como uma disciplina de coordenação, em que o homem desenvolve sua própria coordenação mental e corporal ao mesmo tempo em que ajuda seu parceiro ou parceiros a também desenvolverem-na.

A prática da arte do aikidô torna-se então uma interação harmoniosa entre duas ou mais pessoas, realizando a intenção do mestre Ueshiba pela tradução da mais elevada ética do Oriente (e também do Ocidente) em formas de conduta vitais e ativas."

Texto retirado do livro Aikidô e a Esfera Dinâmica, escrito por Adele Westbrook e Oscar Ratti.

Abraços.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Zen - A vida do mestre Dogen Zenji

Zen - The Life of Eihei Dogen Zenji,
Japão, 2009

Sinopse:
Filme baseado em fatos reais, ambientado no Japão e na China. Retrata a vida do mestre zen budista Dogen Zenji, durante o turbulento período Kamakura. Seus pais morreram quando ele ainda era muito jovem, e o último desejo de sua mãe era que ele se tornasse um monge e trabalhasse para o bem de todos os seres. A experiência de ter perdido seus pais, deu uma visão especial a Dogen para a natureza fugaz da vida e desencadeou a sua busca pela iluminação. Ele viajou para a China e treinou para se tornar um mestre budista, mas quando retornou ao Japão para difundir o que ele aprendera como uma forma nova de budismo, foi recebido com muita resistência e repressão.

Trailler:

Ficha Técnica:
- Título original: Zen - The Life of Eihei Dogen Zenji
- Duração: 127 min
- Direção: Banmei Takahashi's
- Elenco: Kantarou Nakamura: Dogen; Yuki Uchida: Orin; Shô Aikawa: Marido de Orin; Tatsuya Fujiwara: Tokiyori Hojo; Masanobu Katsumura: Hatano Yoshishige; Kengo Kora: Shunryo; Jun Murakami: Ejo; Takashi Sasano: mestre de cozinha; Keiko Takahashi: Mãe de Monju; Ryushin Tei: Ji-uen / Kugyo Minamoto; Tianyong Zheng: Ju-ching.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mente Capaz

"No Aikidô é preciso ter uma mente capaz de servir à paz entre todos os povos do mundo, não uma mente que se exercita apenas para tornar-se forte e vencer o adversário. Assim, competir em técnica, vencer ou perder não é o verdadeiro Budô. O verdadeiro Budô não conhece a derrota. Nunca ser derrotado significa nunca lutar."

Morihei Ueshiba 1883 - 1969

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Metsuke

"... Chiba Sensei sempre dizia: 'Olhe primeiro para os olhos do oponente para determinar suas intenções, sua força e sua coragem. Depois olhe para o kensen de sua espada e para suas mãos; elas se moverão contra você depois que sua mente determinar qual ação deve tomar. Os olhos de um espadachim inexperiente olharão primeiro para o alvo. Mas, quando estiver enfrentando um espadachim experiente, você deve olhar atrás de seus olhos para a sua mente e forçá-lo a revelar seu ataque para que você possa antecipar seus movimentos.'..."

Texto retirado do livro O Coração do Kendo, escrito por Darrel Max Craig.

Abraços.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Revisão Técnica 5º Kyu

No próximo domingo, dia sete de fevereiro, será realizada a primeira aula de revisão técnica do ano. A aula será realizada no Centro Cultural Georges Stobbaerts e estão convidados todos os alunos da escola TenChi que possuem graduação até 5º kyu (faixa amarela). A aula será ministrada das nove às onze da manhã e será voltada ao estudo das quedas e programa técnico.

As aulas de revisão técnicas ocorrerão sempre aos domingos e um calendário estará sendo fixado no dojo com as datas para as demais graduações.

Conto com a companhia dos alunos convidados.

Forte abraço.

Obs: Esta aula será exclusiva para faixas brancas e amarelas.

Aula da Federação Pernambucana

A Federação Pernambucana de Budo junto ao Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos da escola TenChi para a primeira aula da federação no ano de 2010. O encontro acontecerá no próprio centro no próximo sábado às onze horas da manhã.

Contamos com a presença de todos.

Abraços.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Depois da Chuva

After the Rain
Japão, 1999

Sinopse:
Baseado no último roteiro escrito pelo mestre Akira Kurosawa, e dirigido por um de seus discípulos, Ame Agaru é a história do ronin (um samurai sem mestre) Misawa, que não consegue encontrar em emprego. Gênio na arte de lutar, toda a vez que chega numa cidadezinha para ensinar espadachins, algo lhe impede de ficar com os trabalhos. Ao lado de sua mulher Tayo ele perambula em busca de emprego. Numa de suas viagens o casal é surpreendidos por uma enchente que os obriga a ficarem confinados numa pequena hospedaria ao lado de hóspedes esfomeados. Decidido a alimentar aquelas pessoas ele sai e volta com muita comida e bebida. Sua mulher logo percebe que ele lutou por dinheiro mais uma vez. No dia seguinte ele é convidado pelo lorde do feudo local para ser o mestre de seus lutadores. Mesmo não sendo digno da conduta de um samurai, Misawa fica encantado com a oferta, mas não sabe que despertou a inveja de outros lutadores.

Ficha Técnica:
- Título Original: Ame agaru
- Duração: 91 mins
- Direção: Takashi Koizumi
- Roteiro: Akira Kurosawa
- Có-Roteirista: Shûgorô Yamamoto
- Gênero: Drama
- Elenco: Akira Terao: Ihei Misawa, Yoshiko Miyazaki: Tayo Misawa, Shiro Mifune: Lord Nagai, Izuminokami Shigeaki, Fumi Dan: Okugata, Hisashi Igawa: Kihei Ishiyama, Hidetaka Yoshioka: Chamberlain Gonnojo Sakakibara, Takayuki Katô: Hayato Naito, Mieko Harada: Okin, Tatsuo Matsumura: Sekkyo-Bushi Jii e Tatsuya Nakadai: Tsuji Gettan.