terça-feira, 24 de agosto de 2010

VII Encontro Internacional de Budo

O Centro Cultural Georges Stobbaerts em parceria com TenChi International e com a Federação Pernambucana de Budo realizará no próximo fim de semana o VII Encontro Internacional de Budo em Recife-PE. O evento contará com a direção do Hanshi (mestre) Georges Stobbaerts, 8º dan Dai Nippon Butoku Kai, e será realizado no ginásio de esportes Geraldo Magalhão (Geraldão)

Horários:

Dia 27/08 (sexta-feira)
18:00 – 19:00h Tenchi Tessen
19:00 - 20:30h Aikido

Dia 28/08(Sábado)
Manhã
09:30 – 10:30 Tenchi Tessen
10:45 - 12:15h Aikido (Harai-no gi)
Presença de todos os participantes

Tarde
16:30 - 17:45 Tenchi Tessen
18:00 – 19:30 Aikido

20:30h Jantar de Confraternização.

Dia 29/08(Domingo)
Manhã
10:00 - 11:00h Tenchi Tessen
11:15 - 12:15h Aikido (Osame-no gi)
Presença de todos os participantes

Obs: Horário sujeito a modificaçãoes.

Aguardamos todos no evento.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aula com Henrique Martins

O Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos para uma aula com Henrique Martins hoje às vinte horas. Henrique é godan em aikido pela escola TenChi e uchi deshi do Mestre Stobbaerts. Também é o responsável pela prática nas cidades de Coimbra, Porto e Viseu em Portugal.

Contamos com a presença de todos.

Forte abraço.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Caminhar é uma arte marcial

"Ueshiba Sensei costumava nos explicar que 'O Aikido e a vida são uma coisa só'. O Aikido não se resume a ir ao dojo e executar técnicas uns nos outros . Qualquer uma de nossas atividades diárias é um treinamento de Aikido, seja caminhar, dar um passeio, conversar com as pessoas, beber ou ir para a cama. Sensei também dizia, 'Caminhar é uma arte marcial', o que quer dizer a mesma coisa.

As artes marciais não devem ser isoladas de nossa vida diária a ponto de se tornarem algo especial. Mesmo que você esteja apenas caminhando na rua, a sua presença, a sua postura, sua consciência, todas essas coisas são expressões do riai, dos princípios fundamentais. Repito, trabalhar tudo isso faz parte do treinamento. Se você estiver em conformidade com os princípios fundamentais, eles terão harmonia. Sua postura, seu porte, a maneira como você cumprimenta as pessoas, o modo como se expressa - a harmonia reside em cada uma dessas coisas. Caminhar em harmonia é de fato uma aplicação do kokyu e da energia focada.

Não se trata de força ou fraqueza. Budo é sempre procurar dar o melhor de si mesmo. Caso contrário, nossas artes marciais se transformariam em esportes. Esportes você pratica para competir. Você pratica para ganhar torneios e, no dia do campeonato, você chega ao auge do seu condicionamento físico. O fato de você conseguir fazer aquilo de que normalmente não é capaz é de fato magnífico.

Entretanto, para chegar ao auge num momento específico é preciso fazer um esforço excessivo, tanto mental quanto físico. Durante um período restrito de tempo isso pode funcionar. Mas as pessoas não conseguem se manter o tempo todo sob esse tipo de pressão. Por isso os atletas se aposentam.

Nas artes marciais pensa-se de modo diferente. Manter as melhores condições todos os dias é o princípio básico das artes marciais. Não é bom atingir condições espetaculares em um determinado dia, só porque se está preparado, e em outro dia não conseguir mais. Forçar-se a conseguir algo que na realidade não está dentro de você só serviria para colocá-lo numa situação insustentável. Fazer o melhor possível significa obter um resultado dentro dos limites de sua habilidade. Independentemente da situação, você só conseguirá fazer algo na vida real se conseguir manifestar o que há de melhor em você sem coerção, sem se forçar.

Shugyo, ou treinamento intensivo, é manifestar o melhor de si em cada momento, em qualquer situação. Eis porque o treinamento do Aikido não tem fim. Ele é a perpetuação do desejo de melhorar ao longo de toda a sua vida."

Texto retirado do livro Aikido Shugyo, Harmonia no Confronto, escrito por Gozo Shioda.

Abraços.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Aula com Henrique Martins

O Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos de aikido da escola que praticam na Nagai para uma aula com Henrique Martins hoje às 19 horas. Henrique é godan em aikido pela escola TenChi e uchi deshi do Mestre Stobbaerts. Também é o responsável pela prática nas cidades de Coimbra, Porto e Viseu em Portugal.

Contamos com a presença de todos.

Obs: A aula será realizada na Nagai, em boa viagem.

Forte abraço.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aula com Henrique Martins

O Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos para uma aula com Henrique Martins amanhã e quarta-feira, dias 17 e 18 de agosto. Na terça-feira a aula terá inicio às 20 horas e na quarta-feira às 19 horas. Henrique é godan em aikido pela escola TenChi e uchi deshi do Mestre Stobbaerts. Também é o responsável pela prática nas cidades de Coimbra, Porto e Viseu em Portugal.

Contamos com a presença de todos.

Forte abraço.

domingo, 15 de agosto de 2010

Aula com Henrique Martins

O Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos para uma aula com Henrique Martins amanhã (segunda-feira, 16 de agosto) às 20 horas. Henrique é godan em aikido pela escola TenChi e uchi deshi do Mestre Stobbaerts. Também é o responsável pela prática nas cidades de Coimbra, Porto e Viseu em Portugal.

Contamos com a presença de todos.

Forte abraço.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aula da Federação Pernambucana

A Federação Pernambucana de Budo junto ao Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos da escola TenChi para a mais uma aula conjunta. O encontro acontecerá no próprio centro no próximo sábado, dia quatorze de agosto, às onze horas da manhã.

Contamos com a presença de todos.

Abraços.

sábado, 7 de agosto de 2010

Como Um Mistico Amarra Seus Sapatos

Sinopse:
Qual a diferença entre uma pessoa mística e uma pessoa comum? Como um místico prepara um café, como lava a louça ou... amarra seus sapatos? A resposta a essas perguntas nos leva a transformar a maneira como realizamos as nossas tarefas diárias, às quais damos pouca importância, por acharmos que são apenas os momentos da vida que lhe dão sentido. A espiritualidade só tem significado quando tem a ver com a vida concreta. Quando ela torna o dia-a-dia amplo e profundo, quando areja e anima. A espiritualidade não se deixa planejar, organizar, dominar. Sua força movimenta, derruba ordens estabelecidas, abre espaço para o novo.

Dados:
- Editora: Vozes
- Autor: Marti, Lorenz
- ISBN: 8532637159
- ISBN-13: 9788532637154
- Ano: 2008
- Edição: 1ª
- Número de páginas: 208 pags
- Acabamento: Brochura
- Formato: 19,5 x 12 cm

domingo, 1 de agosto de 2010

O Coração Inquieto

"Deve haver mais coisas do que esse pequeno mundo em que eu me movimento. Algo grande, amplo, sem limites. Deve haver mais que a constante alternância de dor e alegria, felicidade e infelicidade luz e escuridão. Algo duro, permanente, eterno. Deve haver mais que minha existência isolada, única, como ser vulnerável e mortal. Algo inteiro, sustentável, que englobe tudo. Deve haver algo assim como um grande contexto, no qual minha pequena vida está inserida.

Deve haver mais. A ânsia arde. O mundo tornou-se 'um tamanho menor' (Kurt Tucholsky). Provavelmente existem muitas possibilidades de satisfação dessa ânsia, campos inteiros da ciência com suas promessas revestidas de felicidade vivem disso. Porém, por mais que eu compre ou possua coisas, sempre existe um entediante vazio por trás disso. O que permanece é uma sede interna, que não é saciada por nada externo.

..."

Texto retirado do livro Como um místico amarra os seus sapatos, escrito por Lorenz Marti.