Navegando pela internet à procura de textos sobre a escola TenChi, econtrei um artigo de Manuel Galrinho, antigo aluno do Mestre Stobbaerts, que cita a seguinte passagem do livro Aikido – a procura da unidade:
"Concentração e Centração
Uma das consequências da descontracção e da respiração correcta é permitir-nos aceder à concentração.
Da mesma maneira que a descontracção é (…) muitas vezes confundida com um relaxamento geral, a concentração é indevidamente assimilada a um paroxismo da atenção, a uma vigilância interior sem falha, que não são de facto, senão crispação do pensamento (…).
Descontracção e concentração, longe de serem moleza do corpo e crispação do espírito, são dois estados inseparáveis, que envolvem por inteiro o indivíduo. A concentração é, antes de mais, disponibilidade, abertura em relação a si mesmo, e em relação ao exterior, um movimento de energia insuspeita.
A expressão de um movimento é uma força dirigida do interior para o exterior, um movimento de Energia vindo do mais fundo de nós mesmos, que procuramos traduzir. Caso o caminho da comunicação connosco esteja bloqueado, não há descarga possível para esta Energia que se transforma então em tensão e crispação. (…)
Concentrar-se é, antes de mais, regressar ao centro do corpo e aí se enraizar, em vez de andar ao sabor do jogo de forças divergentes e contraditórias.
O Seika Tanden ou Kikai Tanden (…) de que falam os mestres de Budo, é o ponto crucial do nosso corpo. Ele é o centro vital onde se concentra o Ki, a energia cósmica, e de onde ela se expande por todo o corpo. (…)
A valorização do Seika Tanden não é pura fantasia.
O ventre é o estado mais primitivo da evolução na estrutura do corpo humano. Ele é a origem da vida (no ventre) e da reprodução, o lugar de junção do alto e do baixo, da direita e da esquerda, o ponto de partida dos nossos braços e das nossas pernas. Não se diz “aguentar-se nas cruzes”, ou “fazer das tripas coração”? Ora, estas locuções tendem a indicar a importância atribuída a esta região do corpo.
Pensar com o abdómen significa baixar o diafragma para deixar o campo livre ao funcionamento correcto dos órgãos do tórax e conservar assim o corpo firme e convenientemente disponível para a acção. (…)
Certas imagens mentais podem ser muito úteis ao principiante que aprende a concentrar-se. Assim, quando imaginamos o nosso corpo semelhante a uma esfera, em que cada ponto do corpo estaria ligado a um ponto central, estamos no bom caminho de virmos a centrar-nos sobre o “ponto”. (…)
Mas a concentração não é apenas uma realidade física; é também uma atitude mental e não basta tomar consciência do seu corpo ou viver este sentimento de estar centrado em Seika Tanden.
A verdadeira concentração exige também do aikidoca uma mudança de espírito que não se efectua num instante, mas ao longo de todo um trabalho sobre o tapete e fora do dojo! (…)
Aquele que, ao longo do seu trabalho de aprendizagem, foi suficientemente paciente para aprender a concentrar-se torna-se capaz, em dois segundos, e quaisquer que sejam as circunstâncias, de se “reunir” para poder exprimir, no instante, a própria essência do movimento.
Sempre que se acede a um tal sentimento de liberdade interior, a prática torna-se, sem esforço, fonte permanente de alegria e de criação."
O artigo completo pode ser encontrado no sguinte site: http://www.aikideai.com/article.php?sid=74
Forte abraço à todos.
Adorei o texto...estava precisando..
ResponderExcluirbjs.