"Eu lí num livro que o Fundador disse que queria que todo mundo praticasse 'prazerosamente'. Então uma vez eu perguntei a Ô Sensei sobre isso. Ô Sensei disse: 'É verdade, você precisa praticar prazerosamente. Não existe sentido em praticar quando todos sofrem. Se há bons sentimentos, o Ki aflora. Assim, o dojô se encherá de Ki.'.
Então perguntei se ele acreditava em competições (shiai). Com uma certa circunspeção, Ô Sensei disse": 'Não. Definitivamente não. A pessoa que ganha fica feliz, mas sempre há um perdedor. Você não pode ter somente um vencedor. A pessoa que perde não fica feliz. O perdedor vai treinar duro, de tal forma que ele possa derrotar o vencedor. Se você tem uma pessoa tentando derrotar você, você tem um inimigo - um inimigo cordial, mas ele continua tentando derrotar você. Por que não tentar derrotar o maior, o supremo dos inimigos? Você próprio.'"
Texto escrito por Takashi Nonaka, um dos uchideshi de Ueshiba, e publicado no livro Mémórias do Grande Mestre, Vivendo e Aprendendo com Morihei Ueshiba.
Forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário