terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

XVII Encontro Nacional de Budo

Pela primeira vez no mês de dezembro, a Federação Pernambucana de Budo, com apoio do Centro Cultural Georges Stobbaerts e TenChi International, realizou o XVII Estágio Nacional de Budo nos dias 20 e 21, no Colégio Boa Viagem, situado em Recife-Pernambuco. O evento, dirigido pelo Hanshi Georges Stobbaerts (idealizador da escola TenChi e 8° Dan em Aikido pela Dai Nippon Butoku Kai), também contou com a presença da Professora Paula Chambel (Portugal), 3° Dan em Aikido pela TenChi Ryu, e do Professor Paulo Roberto Nunes (Brasil), 5° Dan TenChi Ryu.

Durante os dois dias de práticas intensas foram ministradas pelo Mestre aulas nas disciplinas de Iaido, TenChi Tessen e Aikido. Apesar do receio inicial dos organizadores quanto à participação dos praticantes devido à data escolhida, o evento contou com mais de XXXX alunos, distribuídos entre participantes locais da própria escola, da comitiva sergipana, liderada pelo instrutor Luciano Larré, e de alguns praticantes da Aikikai.

O primeiro dia do evento iniciou com uma aula de Iaido repleta de detalhes e novidades. O Mestre fez questão de falar sobre o cerimonial, corrigir movimentos de base, revisar o Seitei Iai (katas da Federação Japonesa de Kendo) e apresentar os katas próprios da escola TenChi. Esta foi a base escolhida para todo o evento, que ainda contou com mais duas aulas, uma no próprio sábado à tarde e outra na manhã seguinte.

Após um pequeno intervalo de quinze minutos o Mestre voltava ao tapete para a primeira aula de TenChi Tessen, a arte da escola, como o professor Paulo costuma falar, já que foi o próprio Mestre quem a criou. A aula contou com uma dinâmica bem diferente dos anos anteriores e uma ênfase maior na respiração. Apesar do ambiente descontraído, ficou bem claro que com o passar do tempo o rigor técnico cobrado dos alunos brasileiros também aumentou bastante, o que é um reflexo do interesse apresentado pelo grupo. O Mestre também fez questão de parar a aula para conversar com os alunos sobre teoria e prática, o que se repetiu nas aulas seguintes. Sempre por perto, uma frase me chamou atenção: “Vocês devem aprender a aceitar os próprios erros para poder continuar caminhando”. Pensando um pouco mais nela e ainda como iniciante nas disciplinas do Budo, fica cada vez mais clara a correlação tapete/vida que o professor Paulo sempre menciona nas suas aulas.

Mais quinze minutos de intervalo para que alguns alunos mudassem seu Dogi (uniforme usado no caminho escolhido) e iniciaria, então, a aula de Aikido. Muitos alunos já entravam no tatame para um aquecimento prévio quando o professor Paulo me chama discretamente e me informa que este estágio seria ainda mais especial para mim. Pela primeira vez eu seria o Aite do Mestre Stobbaerts. Em poucos segundos todas as minhas expectativas perante a aula se transformaram em um nervosismo difícil de entender e que apenas depois de muitas quedas eu consegui controlar. O Mestre iniciou a aula mostrando como respirar nos movimentos através de uma dinâmica com o terceiro princípio de imobilização (San-kyo) e a importância da confiança entre Aite (aquele que toma iniciativa) e Shite (aquele que efetua o movimento) para que as técnicas possam fluir através de um movimento de alongamento dorsal que parecia com um Shio-nage. A aula continuou com movimentos Ju-Tai difíceis de entender e que só um verdadeiro Mestre consegue executar. Nas demais aulas, o Mestre também fez questão de mostrar que existem pontos importantes a serem estimulados na prática, o que diferencia a técnica “limpa” da técnica executada apenas para derrubar ou imobilizar uma outra pessoa. No Sábado à tarde mais um momento especial estava por vir. Antes do cerimonial de encerramento da aula, a aluna Tereza Marinho foi chamada pelo professor Paulo para receber do Mestre seu Hakama e sua faixa preta de 1 Dan pela escola.

Ainda no sábado, à noite, após a maratona de treinos, tivemos o nosso jantar de confraternização. O restaurante Hakata foi tomado por uma alegria contagiante, que contou com diversas brincadeiras e a tradicional cerimônia do wassabi para os que receberam graduações recentemente. Foi nesse ambiente de harmonia e celebração que um dos momentos mais marcantes do estágio aconteceu. O instrutor Luciano Larré fez o discurso de agradecimento ao Mestre Georges Stobbaerts e, através de poucas mas sinceras palavras, o convidou a realizar um Estágio Internacional de Budo em Aracaju em 2010. O Mestre, muito comovido, agradeceu a todos a presença e os esforços para a realização do evento e finalmente respondeu “Je serai là”, aceitando o convite de Larré e intensificando ainda mais as comemorações dos vinte anos da escola no Brasil.

No domingo, mais aulas, muitas informações e infelizmente a despedida. Existem momentos que são impossíveis de se repetir ou contar, momentos únicos e que apenas as pessoas que participam é que conhecem o verdadeiro sentimento de cada gesto transmitido. Que bom que a escola TenChi, com ajuda de cada integrante, nos oferece esses momentos que acabam mas ficam para sempre em nossas memórias e na história de uma verdadeira escola não só das artes do Budo, mas da vida.

Fotos: http://picasaweb.google.com/tadeumarinho/XXVIIEncontroNacionalDeBudo

2 comentários:

  1. Oi Tadeu! Parabéns pelo texto, vê-se bem que nào foi escrito pensando exclusivamente no rigor técnico da gramática e/ou articulação correta das palavras. Mas... você deixou a 'razào' de lado e escreveu com o coração. Sendo assim temos de presente um texto que nos faz ter de volta (por alguns minutos) a sensação maravilhosa (e isso não quer dizer fácil!) de estar em um estágio junto do Mestre e de todos aqueles que fazem a nossa Escola.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tadeu!

    Sem ter qualquer duvida de que o teu texto foi escrito de coração pela pessoa que és, não posso deixar de concordar contigo quando dizes que existem momentos na escola Ten Chi que ficam para sempre, momentos de plena amizade, sem qualquer interesse que não seja o de ficar na memória e no coração esses momentos especiais.
    Obrigado pela partilha de fotos, de mensgens e de amizade!

    A tua amiga Mariana

    ResponderExcluir