quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A espada oculta

The hidden blade
Japão, 2004

Japão, meados do século XIX. São os últimos dias dos Shoguns e dos Samurais, os ventos da mudança que sopram por todo o pais começam a ser sentidos mesmo no domínio dos Unasaka, um pequeno feudo na costa noroeste da maior ilha do Japão.
Munezo regressa a casa, uma modesta habitação que alberga um samurai que sobrevive com dificuldades, num local de calor e alegria que partilha com a mãe, a irmã mais nova, e Kie, uma bonita rapariga do campo a trabalhar como criada, enquanto aprende os usos e costumes que irá necessitar para conseguir um bom casamento...
Dois anos depois de A Sombra do Samurai, Yoji Yamada regressa às histórias de Shuhei Fujisawa, combinando contos de espadachim com relatos de amores proibidos, num período de mudança na sociedade japonesa.

Ficha técnica:

Título original: Kakushi ken oni no tsume
Direção: Yôji Yamada
Có-Roteirista: Yoshitaka Asama
Produção: Hiroshi Fukazawa
Fotografia: Nana Saito
Direção de Arte:
Música: Isao Tomita
Edição: Iwao Ishii
Som: Isao Tomita
Elenco: Masatoshi Nagase, Takako Matsu, Hidetaka Yoshioka, Yukiyoshi Ozawa, Tomoko Tabata, Reiko Takashima, Min Tanaka, Nenji Kobayashi, Ken Ogata, Chieko Baisho

Cor, 132 minutos,

3 comentários:

  1. Tadeu, como a gente faz pra conseguir esses filmes? Na minha locadora não tem nenhum dos dois =/

    ResponderExcluir
  2. Olá Victor.

    Costumo alugar ou comprar. :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dos três filmes de samurai do diretor Yoji Yamada, este é meu favorito, apesar da superioridade técnica de "Tasogare Seibei".

    Um drama que preza pela simplicidade, com leves momentos de humor e cenas do cotidiano da época que ele retrata, além de momentos de muita tensão em lutas mais realistas com personagens muito humanos. Há críticas à tradição, utilizando-se da própria tradição.

    Infelizmente, este filme não foi lançado oficialmente em DVD no Brasil.

    ResponderExcluir