terça-feira, 6 de outubro de 2009

HAGAKURE - O livro do samurai

Sinopse:
"Os samurais dominaram o Japão por quase sete séculos (de 1185 a 1868) formando o que talvez tenha sido a mais poderosa elite guerreira da história da humanidade. A própria palavra samurai tornou-se epítome de disciplina, coragem e certo tipo de altruísmo militar. Seu rígido código de conduta, mais sua particular fusão de diversas correntes do pensamento oriental (incluindo xintoísmo, zen-budismo e confucionismo), não só regiam a vida de seus membros, mas também afetavam diretamente o cotidiano de todo o Japão.

Era, no entanto, um código de regras não escritas. Até que, em 1710, o samurai Yamamoto Tsunetomo tomou a tarefa de pôr no papel o pensamento de seu tempo, o chamado Bushido (Caminho do Guerreiro). Durante sete anos trabalhou nisso, com a ajuda de outro samurai, Tashiro Tsuramoto.

Tantas vezes comparado com A Arte da Guerra, de Sun Tzu, Hagakure não é, porém, um simples guia de estratégia. Tsunetomo não dá conselhos para generais, mas para guerreiros. Ele fala de disciplina, da importância da força de vontade, da elegância, conta histórias exemplares e nos descreve cenas do cotidiano japonês no período que foi o auge dos samurais.

Ainda que a classe dos samurais tenha sido abolida em 1868, a influência do Hagakure seguiu firme através dos tempos. Bushido - A Essência do Japão é um título do famoso livro de Nitobe Inazo. E foi sob influência direta do Hagakure que o escritor Yukio Mishima sonhou em recriar o Japão nos anos 1960.

Este é, portanto, um livro essencial não apenas para todos os interessados no fascínio dos samurais e das artes marciais, mas também para os que desejam saber mais sobre a história do Japão e a filosofia oriental. E para todos aqueles que pensam ter ainda algo a aprender com as palavras de 300 anos de um antigo samurai."

Dados:
- Editora: Conrad do Brasil
- Autor: Yamamoto Tsunetomo
- ISBN: 8576160498
- ISBN-13: 9788576160496
- Ano: 2004
- Edição: 3
- Número de páginas: 240
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário