terça-feira, 29 de setembro de 2009

Uchidachi e Shidachi

Na prática das artes marciais o conceito daquele que aplica uma técnica e aquele que a recebe é quase sempre visto como a vitória e a derrota. Para muitas pessoas, é difícil colocar-se em uma situação de "derrota", muitas vezes devido ao pensamento ocidental focado em si próprio, e deixar a prática fluir. Mas, o que significa entregar-se à prática? Por que alguns mestres dedicam sua vida a ensinar enquanto alguns alunos só pensam em aprender ou "ganhar"?

Esta semana encontrei um texto bastante interessante escrito por Nishioka Tsuneo e que explica a essência dos papéis do Shidachi e Uchidachi.

Sobre o autor:

Nishioka Tsuneo iniciou sua formação em Shinto Muso-ryu em 1938 com o mestre Shimizu Takaji, de quem recebeu kaiden, uma licença de transmissão completa. Ele também detém a licença de ensino e grau de hachidan Hanshi, concedido pela All Japan Kendo Federation. Ele é autor de vários livros sobre as artes marciais e lidera o Seiryukai, um grupo dedicado a preservar os ensinamentos de Shimizu Sensei.

Texto: Uchidachi e Shidachi, por Nishioka Tsuneo

Boa leitura.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Change your thoughts, and change your world" - Norman Vincent Peale



Animação baseada nos ensinamentos de Norman Vincent Peale, escritor americano que criou várias teorias sobre o pensamento positivo.

Frases conhecidas:

"O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo."

"O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste."

"O problema é que a maioria dos homens prefere um elogio que os prejudique a uma crítica que os beneficie."

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."

Abraços.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Festival de artes marciais de Bercy

Por 24 anos consecutivos a França organiza um belo festival de artes marciais em Bercy. O evento conta com a participação de grandes mestres de diversas artes que divulgam suas disciplinas através de demonstrações.

O aikido, quase sempre presente com o mestre Christian Tissier, possui belas demosntrações que valem a pena ser divulgadas. Segue uma lista de links para vídeos do youtube onde pode-se acompanhar algumas delas. Acho um material bastante interessante porque retrata também a evolução dos movimentos com o passar do tempo.

1989, 1995, 1997, 2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008 e 2009.

Lembrando também que vale a pena dar uma olhada nas diversas outras artes marciais apresentadas.

Forte abraço a todos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Despedida

Despedir-se é sempre chato, principalmente quando se gosta muito de uma pessoa. Hoje, uma das minhas melhores amigas vai "embora", enfrentar novos desafios na Europa. Depois de muito suor, choro e algumas frustrações, a merecida bolsa na universidade de Gant.

O que falar se agora não posso mais dizer: "sempre que precisar, me liga"? Acho que só posso desejar que mais um sonho se realize e que estarei sempre "presente", nem que seja virtualmente.

Mais uma vez, parabéns e estamos aguardando sua visita, dentro e fora do tatame.

Beijo e obrigado pela amizade.

domingo, 13 de setembro de 2009

Amor e Honra

Love and Honor
Japão, 2006

Shinnojo, samurai de classe inferior, é o novo provador de comida em seu clã. Acidentalmente, come um peixe envenenado e perde a visão, sendo obrigado a renunciar a seu cargo. Deprimido, Shinnojo tenta se matar e só encontra conforto na devoção e lealdade de sua esposa, Kayo. Incapaz de trabalhar, ele pede a Kayo que vá até o administrador da província, Toya Shimada, pedir ajuda. Quando fica sabendo que ela está o traindo com Shimada, o samurai enlouquece de ciúme, expulsa a mulher de casa e se prepara para enfrentar o homem em um duelo.

Ficha Técnica:
- Título original: Bushi no Ichibun
- Duração: 121 mins
- Direção: Yôji Yamada
- Roteiro: Yôji Yamada
- Có-Roteirista: Emiko Hiramatsu, Ichiro Yamamoto
- Fotografia: Mutsuo Naganuma
- Gênero: Drama/Romance
- Música: Isao Tomita
- Elenco: Takuya Kimura, Rei Dan, Takashi Sasano, Nenji Kobayashi

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Novos shodan e nidan

O tempo passa e a responsabilidade para alguns alunos aumenta cada vez mais. Foi realizado no dia 04/07/2009, antes do início do 6º Encontro Internacional de Budo, exames para shodan e nidan da escola TenChi no Brasil. Parabéns aos alunos Andre Felipe Lacerda, Marcos Castro e Kenedy Godoy pelo título de 1º dan e a Luciano Larré pelo título de 2º dan.

Forte abraço a todos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A espada oculta

The hidden blade
Japão, 2004

Japão, meados do século XIX. São os últimos dias dos Shoguns e dos Samurais, os ventos da mudança que sopram por todo o pais começam a ser sentidos mesmo no domínio dos Unasaka, um pequeno feudo na costa noroeste da maior ilha do Japão.
Munezo regressa a casa, uma modesta habitação que alberga um samurai que sobrevive com dificuldades, num local de calor e alegria que partilha com a mãe, a irmã mais nova, e Kie, uma bonita rapariga do campo a trabalhar como criada, enquanto aprende os usos e costumes que irá necessitar para conseguir um bom casamento...
Dois anos depois de A Sombra do Samurai, Yoji Yamada regressa às histórias de Shuhei Fujisawa, combinando contos de espadachim com relatos de amores proibidos, num período de mudança na sociedade japonesa.

Ficha técnica:

Título original: Kakushi ken oni no tsume
Direção: Yôji Yamada
Có-Roteirista: Yoshitaka Asama
Produção: Hiroshi Fukazawa
Fotografia: Nana Saito
Direção de Arte:
Música: Isao Tomita
Edição: Iwao Ishii
Som: Isao Tomita
Elenco: Masatoshi Nagase, Takako Matsu, Hidetaka Yoshioka, Yukiyoshi Ozawa, Tomoko Tabata, Reiko Takashima, Min Tanaka, Nenji Kobayashi, Ken Ogata, Chieko Baisho

Cor, 132 minutos,

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Aula especial com Henrique Martins

O Centro Cultural Georges Stobbaerts convida todos os alunos para uma aula com Henrique Martins, godan em aikido pela escola TenChi e uchi deshi do Mestre.

Contamos com a presença de todos.

Forte abraço.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Entrevista com o Hanshi Stobbaerts

Encontro internacional se aproximando e os alunos recém-chegados sempre me perguntam sobre o Mestre. Lembro-me que em meu primeiro estágio tive a mesma curiosidade e terminei encontrando no google uma entrevista que me ajudou a conhecer um pouco melhor a escola que escolhi frequentar.

Não percam a oportunidade de participar das aulas com o Mestre Stobbaerts. É uma experiência única, independente de idade, sexo ou graduação.

Contamos com a presença em massa da escola brasileira e espero ter a oportunidade de praticar com muitos no próximo fim de semana.

Forte abraço.