terça-feira, 7 de julho de 2009

Vagabond, de Takehiko Inoue

Vagabond é um mangá, gibi japonês, criado por Takehiko Inoue. Baseado no livro "Musashi" de Eiji Yoshikawa, conta a história do samurai mais famoso de todo o Japão, Miyamoto Musashi (1584–1645).

O mangá foi lançado inicialmente em 1998 na revista semanal Shūkan Mōningu e é publicado pela Kodansha no Japão. Já no Brasil, é publicado pela Editora Conrad. Desde seu lançamento, Vagabond tem vendido mais de 22 milhões de cópias ao redor do mundo.

Em 2000 Vagabond ganhou o Grande Prêmio do Festival de Artes da Mídia do Japão. Segue um pequeno trecho do discurso de felicitação ao autor:

"Desde Toyotomi a Tokugawa. Musashi Miyamoto cresceu em um período de mudança de grandes eras. O senhor Inoue tem tomado o poderoso Musashi que foi chamado às vezes de uma 'besta' e o desenhou como um vagabundo. O artista faz alarde sobre desafiar atrevidamente o trabalho de literatura nacional de Eiji Yoshikawa, incluso, a sensação de velocidade que o cria é impressionante. Eu o envio meus aplausos ao artista por criar uma nova imagem de Musashi."

Nesse mesmo ano, Vagabond ganhou o 24º Prêmio Kodansha de Mangá na categoria geral. Em 2002, Vagabond recebeu o aclamado Prêmio Cultural Tezuka Osamu. No ano seguinte, Inoue foi nomeado para o Prêmio Eisner de 2003 na categoria de melhor escritor/artista.

Na minha opnião, vale a pena dedicar um pouco de tempo para conhecer a história desse samurai, como ele criou o estilo niten (duas espadas) de esgrima e apreciar as ilustrações que são bastante detalhadas.

As revistas podem ser vistas online no One Manga e compradas no site da Conrad.

Abraço a todos.

Um comentário:

  1. Li apenas o livro do Eiji Yoshikawa, que é fantástico.

    ResponderExcluir