domingo, 26 de setembro de 2010

Palavras do segundo doshu

 "Quando se menciona o termo 'arte marcial', muitas pessoas imaginam uma pessoa de comportamento agressivo e provocador, e de fato existem pessoas que agem desse modo. Entretanto, essa atitude indica claramente que essa pessoa na verdade não compreende o Budo. A agressão em excesso é na realidade uma máscara da falta de auto-confiança. Uma pessoa que entenda realmente o que é Budo tem, pelo contrário, uma aparência calma e uma índole gentil. Ela tem confiança suficiente para não tentar intimidar outros seres humanos, e costuma apresentar uma expressão dócil no rosto. Em poucas palavras, ela manifesta shizen tai, um estado de espírito perfeitamente natural e descontraído. Para ajudá-los a entender esse tipo de alegria natural, eu freqüentemente digo aos alunos, 'Não deveríamos treinar com mais alegria?'

Apreciamos muito os alunos que realmente compreendem a essência do Aikido. estem vêm treinar animados, tem prazer em arremessar e ser arremessados, treinam até que o suor lhes cubra o rosto e vão para casa de bom humor. Eles não estão interessados em obter altas graduações - eles simplesmente se deliciam com a alegria do treinamento. Manifestam shizen tai, um estado de completo bem-estar.

A terra nasceu do universo e aqueles que prosperam nessa ambiente favorável à vida podem tornar-se unos com a natureza. Eles nunca se opõem à lei natural e nunca tentam controlar usando a força. Essas pessoas manifestam um equilíbrio natural e diário.

Essa atitude, pautada numa profunda experiência, pode ser um fator muito positivo nas atividades sociais. Se você treina de maneira naturale completa, com serenidade e um centro firme e estável, uma quantidade imensa de ki é gerada. Isso traz enormes benefícios para você mesmo e para a sociedade. Essa é a nossa forma ideal, natural. Atingir esse estado de ser é uma recompensa muito maior do que a vitória que possamos obter em qualquer tipo de combate.

O propósito do Aikido é tornar os seres humanos mais fortes, utilizando sua própria energia natural. Isso também torna a mente e o corpo mais saudáveis. No Aikido, nós transcendemos a distinção entre mente e corpo; nós unificamos o corpo e a mente e vivemos como uma só entidade. É do centro dessa entidade unificada que nasce o ki ilimitado e se forma o sopro vital. Se essas forças poderosas forem manifestadas na vida diária, você viverá de forma extremamente positiva."

Texto retirado do livro O Melhor do Aikido, Os Fundamentos, escrito por Kishomaru e Moriteru Ueshiba.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário