domingo, 5 de dezembro de 2010

A arte da paz


"Estuda os ensinamentos do pinheiro, do bambu e do botão do pessegueiro. O pinheiro está sempre verde. O bambu é forte, flexível e inquebrável. O botão do pessegueiro é resistente, perfumado e elegante."

"A arte da paz é baseada nas quatro grandes virtudes: Bravura, Sabedoria, Amor e Amizade, simbolizados pelo Fogo, Céu, Terra e Água."

"Aqueles que são iluminados nunca param de forjar a si mesmos. A realização de tais mestres não pode ser expressa em palavras ou por teorias. As mais perfeitas ações são o eco do modelo encontrado na natureza."

"Não há adversários na arte da paz. Um verdadeiro guerreiro é invencível porque não está em luta com coisa alguma. A derrota significa derrotar a mente na luta que acolhemos dentro de nós."

"As técnicas empregam quatro qualidades que refletem a natureza do nosso mundo. Dependendo das circunstâncias deves ser: tão duro como um diamante, flexível como um junco, fluido como a água, ou tão vazio como o espaço."

"As técnicas do Caminha da Paz mudam constantemente; cada encontro é único, e a resposta apropriada deve emergir naturalmente. As técnicas de hoje serão diferentes das de amanhã. Não fiques preso à forma e aparência de um desafio. A Arte da Paz não tem forma - pois é o estudo do espírito."

Frases do mestre Morihei Ueshiba retiradas do livro A arte da paz, coleção sábias palavras, editora Rocco.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário