segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Yamabushi

"Era uma vez, nas altas montanhas do Japão, um eremita Yamabushi. Praticava as artes do Budo para progredir espiritualmente e habitava numa caverna escura de muito difícil acesso.

Este Yamabushi dizia muitas vezes: «É absolutamente necessário transcender o racional e a técnica a fim de dominar estes dois conceitos pois, tal como duas rodas de uma charrete, eles perdem a sua utilidade sempre que um deles falta.» Meditava frequentemente sob as cascatas de água gelada enquanto recitava mantras. Soltava kiai que ressoavam nas altas montanhas.Chamavam-lhe «aquele que venceu o medo». Tinha atingido, dizia-se, o estado de Mushin. Nas aldeias que se encontravam no sopé das montanhas, todas as mulheres, homens e mesmo as crianças, eram atormentados por angústias e medos infindáveis. Dizia-se que esses medos vinham da origem da humanidade quando os homens ainda não conheciam nem a esperança, nem o riso, ainda menos o amor. Apesar do caminho penoso a percorrer pelas montanhas, onde viviam animais selvagens, muitos aldeãos iam pedir conselho ao Yamabushi na esperança de que este pudesse acabar com os medos que os atormentavam, tanto aos seus corpos como à sua mente. Nenhum sabia como decorreria o encontro com ele, mesmo levando-lhe presentes. Como todos os sábios, podia mudar de opinião pois não se deve acreditar que uma opinião contém toda a verdade..."

Texto escrito pelo Mestre Georges Stobbaerts e disponível por completo em português e francês no site de TenChi International.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário