terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Boas Festas
O Munen Mushin agradece os mais de 1.500 acessos vindos de 35 países e deseja a todos os leitores e amigos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de novos desafios à serem superados.
Abraços.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Os cinco princípios do Aikido
- O Aikido é o caminho que reúne todos os caminhos do universo por toda a eternidade; é a Mente Universal que encerra todas as coisas e a todos unifica.
- O Aikido é a verdade ensinada pelo universo e deve ser aplicado à nossa vida na terra.
- O Aikido é o princípio e o caminho que unem a humanidade à Consciência Universal.
- O Aikido se realizará plenamente quando cada pessoa, seguindo seu verdadeiro caminho, se tornar uma coisa só com o universo.
- O Aikido é o caminho de força e compaixão que conduz à infinita perfeição e à glória crescente de Deus."
Abraços.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Recordemos uma vez mais a Via, "Do"
As artes do Budo que praticamos fazem talvez parte de uma outra época (o Bushido), mas a procura interior em busca de amor e de absoluto é sempre actual, anima o coração dos seres humanos há séculos e perde-se na noite dos tempos.
Esta procura está na base de inúmeros mitos fundadores das grandes vocações humanas, expressos frequentemente nas grandes façanhas físicas mas também na transformação espiritual das grandes personagens de epopeias, cavaleiros do Oriente e do Ocidente. Frequentemente elas habitam o nosso imaginário, são também a fonte de inspiração para encontrar um sentido para a vida..."
Texto escrito pelo Hanshi Georges Stobbaerts e disponível por completo no site de TenChi International.
Endereço direto para o artigo em português e francês.
Forte abraço a todos e boas festas.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Dojo mais colorido parte 2
4° Kyu:
Rodrigo Saturno Almeida
Rodrigo de Oliveira Louro
Roberto Gomes Aguiar Filho
Para 5° Kyu:
Fábio Gomes da silva
Gilvandro Santos Correia da Silva
Abraço a todos.
sábado, 12 de dezembro de 2009
Dojo mais colorido
Dojo cheio, exame de faixa de terceiro à quinto kyu. O exame, apesar de cansativo, correu muito bem. Dezessete alunos no tapete sob os olhares dos professores Paulo Roberto Nunes e Antônio Cavalcanti e muitas técnicas para mostrar. Queria, através deste post, parabenizar meus amigos pelo resultado e lembrar que uma nova etapa, com novas responsabilidades, inicia.
Alunos aprovados no exame:
Priscila Santana - 2º kyu;
Leonardo João - 3º kyu;
Hugo Morais - 4º kyu;
Rodrigo Silveira - 4º kyu;
Romulo Ribeiro - 4º kyu;
Smokoveck Florencio - 4º kyu;
Bruno Kehrle - 5º kyu;
Carol da Fonte - 5º kyu;
Khalil Nascimento - 5º kyu;
Tibério Fonseca - 5º kyu;
Sintam-se também parabenizados os alunos de Antônio Cavalcanti e Zé Carlos. Como muitas pessoas novas fizeram o exame, ainda não conheço todas por nome, mas vamos resolver esse problema em breve.
Abraços.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Aulas em Brasília
É sempre bom conhecer novos locais de prática, estilos, pessoas e ser bem recepcionado. Espero ter a oportunidade de retornar mais uma vez para trocar experiências e aprender cada vez mais. Sempre que estiverem em Recife, terão um amigo que os recepcionará da melhor forma possível.
Obs: Professor Hélio, muito obrigado pelos livros. Leitura iniciada. :)
Forte abraço.
domingo, 29 de novembro de 2009
When the Last Sword Is Drawn
Japão, 2003
Sinopse:
Kanichiro Yoshimura é um Samurai e um homem de família que já não pode sustentar a sua esposa e filhos com os baixos salários que ele recebe de seu pequeno clã, ele é forçado pelo amor de sua família a sair da cidade em busca de maior remuneração para sustentá-los. Em sua pesquisa ele junta-se um notório clã, conhecido como Shinsengumi, onde ele faz o possível para conseguir dinheiro. Yoshimura prova a sua força física e mentalmente por ser fiel a sua honra. Durante um período dramático, com a ascensão do Imperador e da queda do Shogun. Yoshimura nos mostra a luta pela vida em uma maneira pessoal, alterando a vida das pessoas que ele encontra e o caminho que é escolhido.
Trailler:
Ficha Técnica:
- Título original: Mibu gishi den
- Duração: 137 mins
- Direção: Yōjirō Takita
- Roteiro: Jiro Asada
- Có-Roteirista: Takehiro Nakajima
- Produção: Nozomu Enoki/Hideji Miyajima
- Fotografia: Takeshi Hamada
- Gênero: Drama
- Música: Joe Hisaishi
- Edição: Nobuko Tomita
- Elenco: Kiichi Nakai (Yoshimura Kanichiro), Koichi Sato (Saitō Hajime), Yui Natsukawa (Shizu/Mitsu), Takehiro Murata (Ono Chiak), Miki Nakatani (Nui), Yuji Miyake (Ohno Jiroemon), Masato Sakai (Okita Soji) e Ito Atsushi (Young Chiaki Ono).
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
O Samurai e o Mestre Zen (autor desconhecido)
Ele então disse ao Mestre:
- "Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?"
O Mestre falou:
- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei."
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o Samurai perguntou novamente:
- "Agora o senhor pode me responder por que me sinto inferior?"
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:
- "Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: 'Por que me sinto inferior diante de você?' Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."
O Samurai então argumentou:
- "Isto se dá porque elas não podem se comparar."
E o Mestre replicou:
- "Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.
"Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!"
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
VI Encontro Internacional de Budo
Antes do início do estágio, exame para shodan e nidan com os alunos convidados. Logo após o exame, aula de Tessen com o próprio mestre e com Paula Chambel. Aprender com o idealizador da arte é um momento especial e que gostaríamos de ter mais vezes num ano. Finalizando o dia, aula de Aikido com Henrique Martins, aluno ushideshi do mestre, que acabara de participar do 14 WKC (World Kendo Championships). Este ano, além da presença De Henrique e Carmen Cavalcante na comitiva de Coimbra, também contamos com a presença dos alunos e amigos Cátia Coelho, Pedro Marques, Pedro "Frito" e José Santos, além de Clarinha, que ainda estava na barriga da mamãe Carmen.
No segundo dia, foram realizadas aulas das duas artes nos turnos da manhã e da tarde. A noite, o jantar de confraternização no Spettus Steak House. Hora de recompor as energias para o dia seguinte.
Terceiro e último dia, mais aulas no período da manhã e o encerramento do estágio. Despedir-se é sempre uma tarefa árdua, mas os momentos únicos que passamos juntos sempre estarão presentes na memória de cada participante.
Obs: as fotos do estágio, todas cedidas por Mariana Machado, já estão disponíveis na sessão de fotos.
Abraços.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Aikido em 1952
Vídeo, bastante antigo, com Koichi Tohei, Kisshomaru Ueshiba e Tadashi Abe. Precisa falar mais alguma coisa?
Abraços.
sábado, 31 de outubro de 2009
Sábado movimentado no Dojo
Depois de um breve bate papo, hora da aula de Iaido com o professor Paulo Roberto. No decorrer da mesma, pouco a pouco os alunos foram chegando e se preparando para a aula dos graduados de Aikido, que neste fim de semana foi reservada para prestação de exame para 1º kyu. Os alunos Alexandre Silva, Márcio Cardoso e Márcio Nakai se comportaram muito bem frente a banca examinadora, que este ano contou também com a presença do instrutor Paulo Larré, de Aracaju.
Depois de muito cansaço, o exame chega ao fim e tem início a aula de meditação zen. Pausa para respirar e tomar café da manhã mantendo a tradição dos sábados com os amigos. Às dez horas teve início a aula de TenChi Tessen, que contou com um bom número de praticantes no tatame.
Às onze horas, aula de Aikido da Federação Pernambucana de Budo. Acho que, nesses seis anos de treino, eu nunca tinha visto o Dojo com tanta gente na aula. O professor Antônio Cavalcante deu início com um breve aquecimento e logo após o professor Paulo Roberto veio ao tatame. Como sempre, muito calor. A aula se manteve bastante cansativa, até que às doze e quinze o professor a interrompeu para convocar os aulos que prestariam exame para 3º e 2º kyu. Depois de muito cansaço e suor, o exame foi finalizado. Parabéns aos alunos Pablo Yanes e Paulo Gomes, que fizeram exame para 2º kyu, e para os alunos César Augusto, Harlan Rodrigo e Paulo Santos, que fizeram para 3º kyu. Finalizando o evento, a cerimônia de entrega de faixas para os novos faixas marrons.
À noite, jantar com a equipe de Aracajú no Ponteio Grill com direito a muito wasabi e kampai.
Parabéns a todos, tenho certeza que estão mais que preparados para as novas responsabilidades.
Abraços.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Tsubaki Sanjuro
Japão, 1962
Sinopse:
Este é o filme-sequência de "Yojimbo. Nosso Herói do filme anterior de Kurosawa, retorna ao mesmo povoado para se juntar a um grupo de Jovens querreiros, que lutam contra um poderoso clã, cujo líder, é um corrupto influente. Toshiro Mifune está no auge de sua carreira, e sua performance está excelente no papel do experiente samurai. Tão maravilhoso quanto os outros da trilogia Samurai.
Trailler:
Ficha Técnica:
- Título original: Tsubaki Sanjuro
- Duração: 100 mins
- Direção: Akira Kurosawa
- Roteiro: Akira Kurosawa, Ryuzo Kikushima
- Có-Roteirista: Hideo Oguni, Shugoro Yamamoto
- Produção: Tomoyuki Tanaka and Ryuzo Kikushima
- Gênero: Ação/Drama/Guerra
- Direção de Arte: Yoshiro Muraki
- Música: Masaru Sato
- Elenco: Toshirô Mifune, Tatsuya Nadakai Keiju Kobayashi Yuzo Kayama
Abraços.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Um pensamento de cada vez
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Revisão Técnica
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Transitoriedade
"Como sofro! Sou pequena, e vejo tantas ondas maiores e poderosas do que eu! Sou na verdade desprezível e feia, sem força e inútil..."
Mas outra onda do oceano lhe disse:
"Tu sofres porque não percebes a transitoriedade das formas, e não enxergas tua natureza original. Anseias egoísticamente por aquilo que não és, e mergulhas em auto-piedade!"
"Mas," replicou a pequena onda,"se não sou realmente uma pequena onda, o que sou?"
"Ser onda é temporário e relativo. Não és onda, és água!"
"Água? E o que é água?"
"Usar palavras para descrevê-la não vai levar-te à compreensão. Contemples a transitoriedade à tua volta, tenhas coragem de reconhecer esta transitoriedade em ti mesma. Tua essência é água, e quando finalmente vivenciares isso, deixarás de sofrer com tua egóica insatisfação..."
A tradução e organização é de autoria de Tam Huyen Van (Claudio Miklos).
Abraços.
sábado, 17 de outubro de 2009
Revisão Técnica
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Sur le tatami (no tatami)
Matéria com o mestre Christian Tissier realizada no decorrer de um estágio em outubro de 2008 em Royat, França. Em dois minutos, o vídeo fala um pouco sobre o Aikido, o Budo e de experiências no tapete.
Forte abraço.
sábado, 10 de outubro de 2009
Os Sete Samurais
Japão, 1954
Sinopse:
No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos.
Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses.
O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Os bandoleiros chegam e no final os vilões são derrotados, mas só três samurais sobrevivem e estes contemplam os túmulo dos camaradas enquanto os aldeões plantam arroz para a próxima estação.
Ficha Técnica:
- Título original: Shichinin No Samurai
- Duração: 03 hs 28 min
- Direção: Akira Kurosawa
- Roteiro: Akira Kurosawa
- Có-Roteirista: Shinobu Hashimoto e Hideo Oguni
- Produção: Sojiro Motoki
- Fotografia: Asakazu Nakai
- Gênero:Aventura
- Direção de Arte:
- Música: Fumio Hayasaka
- Edição: Akira Kurosawa
- Figurino: Kôhei Ezaki
- Elenco: Takashi Shimura, Tôshiro Mifume, Yoshio Inaba, Siji Miyaguchi, Minoru Chiaki
terça-feira, 6 de outubro de 2009
HAGAKURE - O livro do samurai
"Os samurais dominaram o Japão por quase sete séculos (de 1185 a 1868) formando o que talvez tenha sido a mais poderosa elite guerreira da história da humanidade. A própria palavra samurai tornou-se epítome de disciplina, coragem e certo tipo de altruísmo militar. Seu rígido código de conduta, mais sua particular fusão de diversas correntes do pensamento oriental (incluindo xintoísmo, zen-budismo e confucionismo), não só regiam a vida de seus membros, mas também afetavam diretamente o cotidiano de todo o Japão.
Era, no entanto, um código de regras não escritas. Até que, em 1710, o samurai Yamamoto Tsunetomo tomou a tarefa de pôr no papel o pensamento de seu tempo, o chamado Bushido (Caminho do Guerreiro). Durante sete anos trabalhou nisso, com a ajuda de outro samurai, Tashiro Tsuramoto.
Tantas vezes comparado com A Arte da Guerra, de Sun Tzu, Hagakure não é, porém, um simples guia de estratégia. Tsunetomo não dá conselhos para generais, mas para guerreiros. Ele fala de disciplina, da importância da força de vontade, da elegância, conta histórias exemplares e nos descreve cenas do cotidiano japonês no período que foi o auge dos samurais.
Ainda que a classe dos samurais tenha sido abolida em 1868, a influência do Hagakure seguiu firme através dos tempos. Bushido - A Essência do Japão é um título do famoso livro de Nitobe Inazo. E foi sob influência direta do Hagakure que o escritor Yukio Mishima sonhou em recriar o Japão nos anos 1960.
Este é, portanto, um livro essencial não apenas para todos os interessados no fascínio dos samurais e das artes marciais, mas também para os que desejam saber mais sobre a história do Japão e a filosofia oriental. E para todos aqueles que pensam ter ainda algo a aprender com as palavras de 300 anos de um antigo samurai."
Dados:
- Editora: Conrad do Brasil
- Autor: Yamamoto Tsunetomo
- ISBN: 8576160498
- ISBN-13: 9788576160496
- Ano: 2004
- Edição: 3
- Número de páginas: 240
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio
sábado, 3 de outubro de 2009
A doutrina da mente vazia.
O senhor Sanedori disse: 'O caminho se encontra no mais simples dos atos, nos quais não há lugar para a perversidade'. Se for assim, então o caminho é um só. Mas não existe ninguém que compreenda inicialmente essa pureza. A pureza é alcançada somente com o acúmulo de esforços".
Texto retirado do livro HAGAKURE - O livro do samurai, de Yamoto Tsunetomo.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Uchidachi e Shidachi
Esta semana encontrei um texto bastante interessante escrito por Nishioka Tsuneo e que explica a essência dos papéis do Shidachi e Uchidachi.
Sobre o autor:
Nishioka Tsuneo iniciou sua formação em Shinto Muso-ryu em 1938 com o mestre Shimizu Takaji, de quem recebeu kaiden, uma licença de transmissão completa. Ele também detém a licença de ensino e grau de hachidan Hanshi, concedido pela All Japan Kendo Federation. Ele é autor de vários livros sobre as artes marciais e lidera o Seiryukai, um grupo dedicado a preservar os ensinamentos de Shimizu Sensei.
Texto: Uchidachi e Shidachi, por Nishioka Tsuneo
Boa leitura.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
"Change your thoughts, and change your world" - Norman Vincent Peale
Animação baseada nos ensinamentos de Norman Vincent Peale, escritor americano que criou várias teorias sobre o pensamento positivo.
Frases conhecidas:
"O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo."
"O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste."
"O problema é que a maioria dos homens prefere um elogio que os prejudique a uma crítica que os beneficie."
"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."
Abraços.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Festival de artes marciais de Bercy
O aikido, quase sempre presente com o mestre Christian Tissier, possui belas demosntrações que valem a pena ser divulgadas. Segue uma lista de links para vídeos do youtube onde pode-se acompanhar algumas delas. Acho um material bastante interessante porque retrata também a evolução dos movimentos com o passar do tempo.
1989, 1995, 1997, 2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008 e 2009.
Lembrando também que vale a pena dar uma olhada nas diversas outras artes marciais apresentadas.
Forte abraço a todos.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Despedida
O que falar se agora não posso mais dizer: "sempre que precisar, me liga"? Acho que só posso desejar que mais um sonho se realize e que estarei sempre "presente", nem que seja virtualmente.
Mais uma vez, parabéns e estamos aguardando sua visita, dentro e fora do tatame.
Beijo e obrigado pela amizade.
domingo, 13 de setembro de 2009
Amor e Honra
Japão, 2006
Shinnojo, samurai de classe inferior, é o novo provador de comida em seu clã. Acidentalmente, come um peixe envenenado e perde a visão, sendo obrigado a renunciar a seu cargo. Deprimido, Shinnojo tenta se matar e só encontra conforto na devoção e lealdade de sua esposa, Kayo. Incapaz de trabalhar, ele pede a Kayo que vá até o administrador da província, Toya Shimada, pedir ajuda. Quando fica sabendo que ela está o traindo com Shimada, o samurai enlouquece de ciúme, expulsa a mulher de casa e se prepara para enfrentar o homem em um duelo.
Ficha Técnica:
- Título original: Bushi no Ichibun
- Duração: 121 mins
- Direção: Yôji Yamada
- Roteiro: Yôji Yamada
- Có-Roteirista: Emiko Hiramatsu, Ichiro Yamamoto
- Fotografia: Mutsuo Naganuma
- Gênero: Drama/Romance
- Música: Isao Tomita
- Elenco: Takuya Kimura, Rei Dan, Takashi Sasano, Nenji Kobayashi
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Novos shodan e nidan
Forte abraço a todos.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
A espada oculta
Japão, 2004
Japão, meados do século XIX. São os últimos dias dos Shoguns e dos Samurais, os ventos da mudança que sopram por todo o pais começam a ser sentidos mesmo no domínio dos Unasaka, um pequeno feudo na costa noroeste da maior ilha do Japão.
Munezo regressa a casa, uma modesta habitação que alberga um samurai que sobrevive com dificuldades, num local de calor e alegria que partilha com a mãe, a irmã mais nova, e Kie, uma bonita rapariga do campo a trabalhar como criada, enquanto aprende os usos e costumes que irá necessitar para conseguir um bom casamento...
Dois anos depois de A Sombra do Samurai, Yoji Yamada regressa às histórias de Shuhei Fujisawa, combinando contos de espadachim com relatos de amores proibidos, num período de mudança na sociedade japonesa.
Ficha técnica:
Título original: Kakushi ken oni no tsume
Direção: Yôji Yamada
Có-Roteirista: Yoshitaka Asama
Produção: Hiroshi Fukazawa
Fotografia: Nana Saito
Direção de Arte:
Música: Isao Tomita
Edição: Iwao Ishii
Som: Isao Tomita
Elenco: Masatoshi Nagase, Takako Matsu, Hidetaka Yoshioka, Yukiyoshi Ozawa, Tomoko Tabata, Reiko Takashima, Min Tanaka, Nenji Kobayashi, Ken Ogata, Chieko Baisho
Cor, 132 minutos,
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Aula especial com Henrique Martins
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Entrevista com o Hanshi Stobbaerts
Não percam a oportunidade de participar das aulas com o Mestre Stobbaerts. É uma experiência única, independente de idade, sexo ou graduação.
Contamos com a presença em massa da escola brasileira e espero ter a oportunidade de praticar com muitos no próximo fim de semana.
Forte abraço.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
VI Encontro Internacional de Budo
Uma oportunidade ímpar para conhecer e praticar com o idealizador de TenChi International.
Horários:
o4/09
17:30 - 18:30: TenChi Tessen
18:45 - 20:00: Aikido
05/09
09:30 - 10:30: TenChi Tessen
10:45 - 12:15: Aikido (Harai-no gi)
16:30 - 17:45: TenChi Tessen
18:00 - 19:30: Aikido
20:00 Jantar de confraternização.
06/09
10:00 - 11:00: TenChi Tessen
11:00 - 12:15: Aikido (Osame-no gi)
Obs: Horário sujeito a modificaçãoes.
Palestra e demonstração de TenChi Tessen na livraria Cultura
Através das técnicas desta arte o praticante se liberta das tensões, acalma o espírito e dá livre curso a movimentos que harmonizam a energia vital do homem.
No TenChi Tessen a observação e estudo do próprio movimento e das sensações é o mais importante. Na tradição oriental, a sensação é considerada o cruzamento entre o corpo e o espírito. Deixar o ego de lado e concentrar-se na respiração, a partir daí começa-se a perceber e a criar através do movimento.
domingo, 23 de agosto de 2009
Tempo ao tempo
Palavras de Nobuyoshi Tamura retiradas do livro Mémórias do Grande Mestre. Vivendo e Treinando com Morihei Ueshiba, O Fundador do Aikido, de Susan Perry.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
O Espírito do Aikido
"Este é o livro mais importante sobre o Aikidô já publicado no Ocidente até a presente data. Seu autor, Kisshômaru Ueshiba, atual líder mundial desta arte e filho do fundador, sem dúvida alguma é a fonte mais credenciada para se conhecer em profundidade o pensamento do grande mestre Morihei Ueshiba.
Nesta obra, em que pela primeira vez se revela toda a base filosófica e teórica que sustenta essa fantástica arte, mostra-se como os ensinamentos do Aikidô são um remédio salutar para os problemas que a humanidade está enfrentando neste final de século, constituindo uma proposta valiosa para a criação de um ser humano mais atento ao meio em que vive e mais consciente da interação com o universo."
Dados:
- Editora: Cultrix
- Autor: KISSHOMARU UESHIBA
- ISBN: 8531604648
- ISBN-13: 9788531604645
- Ano: 2005
- Edição: 6
- Número de páginas: 158
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio
domingo, 16 de agosto de 2009
Uma ponte para a paz e para a harmonia
Será maravilhoso. O Aikidô é a ponte para a paz e para a harmonia para toda a humanidade. O primeiro caractere para arte marcial, bu, significa 'deter as armas de destruição'. Se as pessoas de todo o mundo compreenderem o seu verdadeiro significado, nada me fará mais feliz. O criador deste universo, que é o lar de toda a humanidade, é também o criador do Aikidô. A essência do Budô japonês é simplesmente harmonia e amor. É muito natural que todos lhe dêem as boas-vindas."
Texto retirado do livro O Espírito do Aikidô, de Kisshômaru Ueshiba.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Técnicas de um gato velho
"Na casa de um militante de nome Shokem, apareceu um enorme rato que corria no teto, estragava roupas e comidas, chegando a ameaçar a família toda.
Shokem conseguiu cercá-lo num quarto e introduziu o gato da casa para apreendê-lo. O rato, surpreendentemente combateu o gato com muita facilidade. Shokem preocupado, resolveu reunir os gatos mais valentes da vizinhança e colocou-os no quarto. O rato, esperto e rápido, saltava e corria como um relâmpago, utilizando suas garras e dentes, mostrando um espírito agressivo e todos os gatos ficaram amedrontados.
Shokem, então resolveu matá-lo a pauladas e correndo atrás do rato nervosamente, este fugia, saltava, passava por baixo de suas pernas, mostrando muita agilidade para morde-lo e atacá-lo. Muito apavorado, Shokem chamou seu subordinado e ordenou para que trouxesse um famoso gato velho que morava cinco ou seis cidades adiante. Shokem observou o gato muito desconfiado e preocupado, pois ele não tinha nada de especial, não possuía nenhuma beleza estética e nem apresentava ser veloz.
Em todo caso, colocou-o no quarto e com espanto e admiração viu a reação do rato, que, amedrontado, ficou imóvel, esquecendo-se que tinha pernas e garras. O gato facilmente agarrou-o.
Nesta noite, todos os gatos ajoelharam-se perante o gato velho e solicitaram esclarecer o segredo dessa arte, pois todos os animais eram treinados e dedicados à arte de agarrar ratos, dizendo que dia e noite afiavam seus dentes e garras, mas desta vez, fracassaram inesperadamente ao enfrentar um rato tão forte.
O gato velho, sorridente explicou: "Todos vocês persistentemente treinam sem uma orientação correta, pois as causas dessas falhas foi o desconhecimento do caminho leal. Quando encontraram um imprevisto, não souberam resolver de modo mais adequado. Porém, gostaria de saber os métodos de treinamentos que estão realizando."
Um gato negro, aparentemente ágil e afiado se levantou e disse: "Nasci para apreender ratos. Sempre foi esse o meu objetivo e pensando em me aperfeiçoar, saltava altas barreiras, atravessava pequenos buracos e mesmo em repouso, quando avistava um rato, sempre conseguia pegá-lo, mas desta vez, ante o gato tão forte, fracassei."
O gato velho respondeu: "O objetivo do seu treino deve ser exclusivamente a execução dos movimentos e nele devem constar, as causas, leis e raciocínios, inclusive a participação da mente."
Um belo gato com pele de tigre disse: "Eu acho que o guerreiro deve considerar o Ki como objetivo principal. Portanto, dediquei-me a fortalecer meu corpo e parece que cheguei a um ponto bastante elevado, pois já impressionava, intimidava e vencia o adversário. Agindo de acordo com o grito de guerra e da agressividade, sempre venci, até agora, pois os movimentos desse rato não apresentavam formas nem pegadas conhecidas. Sendo assim, não consegui localizá-lo.
O velho gato explicou que seu treino e trabalho são baseados como afluentes do estímulo Ki, que é transportado. Quando se retira este alicerce, não seria mais leal, pois, quando ataca para derrotá-lo, às vezes o adversário também usa seus movimentos com igual intenção. Se caso possuir força suficiente para resistir, ainda é possível vencer, caso contrário, não conseguirá. Nem sempre você é maior e mais forte do que o adversário, pois neste encontrou dificuldade. Então seria igual a força de um maremoto que acaba numa noite e é diferente da força constante da correnteza que desemboca no oceano. O rato com o desespero da morte e ninguém para salvá-lo, neste instante, ele esqueceu-se do interesse e até da própria vida, tornando-se forte com um diabo.
O gato velho disse: "Todos os treinos acima discriminados são válidos e adquiridos em conjunto e não isoladamente. Anos atrás, na minha vizinhança morava um gato que parecia calmo e preguiçoso e dormia o tempo todo, parecendo uma estátua. Ninguém jamais o vira pegando ratos, mas ao seu redor não havia um que fosse, todos sumiam, não ficavam perto deste gato. muito curioso, perguntei-lhe o motivo do desaparecimento desses ratos, mas ele não me respondeu. Quem conhece, não fala demasiadamente. Instantes depois, disse apenas: "Sou um animal e o rato é meu alimento". Senti que ele estava acima de mim.
Aquele que segue o caminho do guerreiro, não visa somente a vitória, e sim esclarecer a vida e suas peculiaridades. Deve-se sempre cultivar e aperfeiçoar, traçando a meta, na evolução de si mesmo, descobrindo e definindo seu bushido, ou seja, seu caminho de vida."
- Escrito por Tenzen Ito cerca de 400 anos atrásForte abraço.
domingo, 9 de agosto de 2009
Entrevista com o mestre Christian Tissier
Parte 1: Confidence;
Parte 2: Priority;
Parte 3: Decision and Action;
Parte 4: Possibility;
Parte 5: Kiai.
Segue também algumas fotos do estágio realizado por Tissier no Hombu Dojo TenChi em 2007.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
O Samurai do Entardecer
Japão, 2002
Seibei Iguchi (Hiroyuki Sanada) é um samurai de segundo escalão a servico do clã Unasaka na província de Shonai, no nordeste japonês. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas, Kayano e Ito, dependem dele para sobreviver. O divórcio de Tomoe (Rie Miyazawa), seu grande amor de infância, leva Seibei a um confronto com seu violento ex-marido, um samurai de inabalável reputação. Ao vencer o confronto com facilidade, empunhando apenas uma espada de Madeira, Seibei ganha conceito entre seus pares e é convocado por seus superiors para confrontar e matar um terrível guerreiro inimigo.
Ficha técnica:
Título Original: Tasogare Seibei
Estúdio: Shochiku, Nippon Television Network, Sumitomo Corporation, Hakuhodo, Nippon Shuppan Hanbai, Eisei Gekijo
Direção e Roteiro: Yoji Yamada
Baseado na História de: Shuhei Fujisawa
Co-Roteirista: Yoshitaka Asama
Produção: Shigehiro Nakagawa, Hiroshi Fukazawa, Ichiro Yamamoto
Fotografia: Mutsuo Naganuma
Direção de Arte: Mitsuo Degawa
Música: Isao Tomita
Edição: Iwao Ishii
Som: Kazumi Kishida
Figurino: Kazuko Kurosawa
Elenco: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Min Tanaka, Nenji Kobayashi, Ren Osugi, Mitsuru Fukikoshi, Keiko Kishi, Tetsuro Tanba
Cor, 129 minutos, 35mm
Site oficial: http://www.estacaovirtual.com/
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Mémórias do Grande Mestre. Vivendo e Treinando com Morihei Ueshiba, O Fundador do Aikido.
Este livro também mostra um período fascinante na história japonesa, em que os estudantes aprendiam com seu mestre basicamente acompanhando-o em seus afazeres e recebendo instruções em rigorosas sessões de treinamento, e também servindo a ele e observando suas ações de vida diária.
A maioria dos alunos cujas lembranças foram incluídas neste livro espalharam os ensinamentos do Aikido por todo o mundo e se tornaram mestres por seu próprio direito.
Dados:
- Editora: Pensamento
- Autor: SUSAN PERRY
- ISBN: 8531513472
- ISBN-13: 9788531513473
- Ano: 2005
- Edição: 1
- Número de páginas: 160
- Acabamento: Brochura
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Jean Christophe e Jean Alomene, Sandan TenChi International
Parabéns também à todos os outros belgas e portugueses que prestaram exame para Shodan (1º grau) e que não tenho os nomes no momento.
Abraço a todos.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Henrique Martins, Godan TenChi International
Parabéns Henrique. Estamos aguardando sua presença em setembro aqui no Brasil.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Agatsu Katsu Hayahi no Mikoto
Então perguntei se ele acreditava em competições (shiai). Com uma certa circunspeção, Ô Sensei disse": 'Não. Definitivamente não. A pessoa que ganha fica feliz, mas sempre há um perdedor. Você não pode ter somente um vencedor. A pessoa que perde não fica feliz. O perdedor vai treinar duro, de tal forma que ele possa derrotar o vencedor. Se você tem uma pessoa tentando derrotar você, você tem um inimigo - um inimigo cordial, mas ele continua tentando derrotar você. Por que não tentar derrotar o maior, o supremo dos inimigos? Você próprio.'"
Texto escrito por Takashi Nonaka, um dos uchideshi de Ueshiba, e publicado no livro Mémórias do Grande Mestre, Vivendo e Aprendendo com Morihei Ueshiba.
Forte abraço.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Estágio de Verão 2009 - TenChi Hombu Dojo
Este ano, além das aulas de Aikido ministradas pelo Mestre e as aulas de Buki Waza comandadas pelo professor Stéphane Goffin (5º dan TenChi e Aikikai), também serão realizadas aulas de Karate-Do com o professor Fernando Moura (Renshi, 3º dan).
Infelizmente, não poderei estar presente como nos anos anteriores. Participar de um evento deste porte é um aprendizado incrível, não apenas dentro do tatame mas também fora dele. Estar presente em TenChi significa estar aprendendo vinte e quatro horas por dia. Seja na convivência com o Mestre, com os professores ou numa simples conversa com os amigos.
Amigos, e que amigos. Não vou citar nomes porque uma única postagem seria pouco. Mas como sinto saudades de todos. Pessoal de Sintra, Lisboa, Porto, Cais Cais... e principalmente os conimbricences e belgas, que tive a oportunidade de conviver por mais tempo.
Forte abraço a todos.
Maiores informações: http://www.tenchi-international.com/
terça-feira, 14 de julho de 2009
O IAIDO, para mim
Minha primeira sensação, ao ser convidado a escrever um artigo sobre o Iaido, foi de receio, um certo medo. Questionei-me sobre que condições teria de escrever sobre uma arte que permanece para mim um mistério, instigante e atraente, mas desconhecida. Ainda mais se os leitores deste artigo, em sua grande maioria, têm um conhecimento da matéria muito além do meu. Nada do que escrevesse lhes acrescentaria algo, interessaria. Então, concluí que deveria expor o que o Iaido representa para mim pois sobre isso apenas eu posso saber e comentar.
Quando, há cerca de 3 anos, foi comunicado que se formaria um grupo para estudar o Iaido, no Centro Cultural George Stobbaerts em Recife, logo me interessei e inscrevi. Se hoje pouco sei, na época nada sabia sobre esta arte. Havia visto algumas raras demonstrações. Mas, a oportunidade de aprender a manejar uma Katana me fascinava – talvez fosse um antigo sonho de criança a se realizar, inspirado no imaginário sobre cavaleiros e samurais das estórias que lia naquela idade.
No princípio, como no início de minha experiência com o Aikido, interessava-me a técnica simplesmente: empunhar a Katana, desembanhiar, respirar, cortar, respirar, manter a postura, respirar, embanhiar... Parecia fácil mas, o frustrante, é que (também) não era e ainda não é. Tinha que haver algo mais que os professores insistiam em mostrar e que eu não conseguia ver.
Ao mesmo tempo, tentei fazer paralelos entre a prática do Aikido e do Iaido. Comecei a sentir que o Iaido me ajudava no Aikido me dando mais equilíbrio, concentração e – paradoxalmente – uma sensação mais presente do combate e, ao mesmo tempo, mais tranqüilidade. Reforçou-se minha percepção de que há algo no horizonte que vale a pena ser descoberto – talvez seja o que os professores apontam – que possivelmente nunca seja alcançado mas que a própria busca guarda, em si, um valor que a justifica. Algo que tem haver apenas comigo, com cada praticante, uma questão pessoal e íntima, quase solitária. Estou convencido disso.
Essa busca é hoje meu interesse nesta arte. O Iaido é como o “caminho das pedras”, um mapa, que vou tentando desvendar pouco a pouco para me aproximar desse “algo” (não sei exatamente o quê) e que está sempre em um horizonte inatingível e que insiste em se afastar no mesmo ritmo que ando. Portanto, não adianta ter pressa. Devo usufruir do caminho.
Marcos Castro.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Vagabond, de Takehiko Inoue
O mangá foi lançado inicialmente em 1998 na revista semanal Shūkan Mōningu e é publicado pela Kodansha no Japão. Já no Brasil, é publicado pela Editora Conrad. Desde seu lançamento, Vagabond tem vendido mais de 22 milhões de cópias ao redor do mundo.
Em 2000 Vagabond ganhou o Grande Prêmio do Festival de Artes da Mídia do Japão. Segue um pequeno trecho do discurso de felicitação ao autor:
"Desde Toyotomi a Tokugawa. Musashi Miyamoto cresceu em um período de mudança de grandes eras. O senhor Inoue tem tomado o poderoso Musashi que foi chamado às vezes de uma 'besta' e o desenhou como um vagabundo. O artista faz alarde sobre desafiar atrevidamente o trabalho de literatura nacional de Eiji Yoshikawa, incluso, a sensação de velocidade que o cria é impressionante. Eu o envio meus aplausos ao artista por criar uma nova imagem de Musashi."
Nesse mesmo ano, Vagabond ganhou o 24º Prêmio Kodansha de Mangá na categoria geral. Em 2002, Vagabond recebeu o aclamado Prêmio Cultural Tezuka Osamu. No ano seguinte, Inoue foi nomeado para o Prêmio Eisner de 2003 na categoria de melhor escritor/artista.
Na minha opnião, vale a pena dedicar um pouco de tempo para conhecer a história desse samurai, como ele criou o estilo niten (duas espadas) de esgrima e apreciar as ilustrações que são bastante detalhadas.
As revistas podem ser vistas online no One Manga e compradas no site da Conrad.
Abraço a todos.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
O céu e o inferno
"Um Samurai grande e forte, de índole violenta, foi procurar um pequenino monge...
– Monge - disse numa voz acostumada à obediência imediata. Ensina-me sobre o céu e o inferno!
O monge miudinho olhou para o terrível guerreiro e respondeu com o mais absoluto desprezo:
Ensinar a você sobre o céu e o inferno? Eu não poderia ensinar-lhe coisa alguma. Você está imundo. Seu fedor é insuportável. A lâmina da sua espada está enferrujada. Você é uma vergonha, uma humilhação para a classe dos samurais. Suma da minha vista! Não consigo suportar sua presença execrável.
O samurai enfureceu-se. Estremecendo de ódio, o sangue subiu-lhe ao rosto e ele mal conseguiu balbuciar palavra alguma de tanta raiva. Empunhou a espada, ergueu-a sobre a cabeça e se preparou para decapitar o monge.
– Isto é o inferno - disse o monge mansamente.
O samurai ficou pasmo. A compaixão e absoluta dedicação daquele pequeno homem, oferecendo a própria vida para ensinar-lhe sobre o inferno! O guerreiro foi lentamente abaixando a espada, cheio de gratidão, subitamente pacificado.
- Isso é o céu- completou o monge com serenidade."
Abraço a todos.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Domingo é dia de Hamlet.
Para o pessoal de casa mais novo que não conhece o Felipe, ele é da segunda geração de hakamas da nossa escola aqui em Recife, ou seja, é um aluno beeeeeeem antigo. Um pouco ausente por morar no Rio de Janeiro, mas sempre presente quando está em Recife ou pela internet.
Felipe, obrigado pela oportunidade de treinarmos mais uma vez juntos e espero que volte logo e com mais calma à terrinha para que possamos praticar mais.
Forte abraço e acho que no teatro não se fala boa sorte não é? Acho que é quebre a perna.
Obs: Só para os que não conhecem saberem quem é Felipe, ele é aquele cara emburrado lá atrás, na esquerda. Apesar da cara feia na peça, ele é gente fina. :)
segunda-feira, 15 de junho de 2009
XIV Estágio Nacional de Budo de Aracaju/SE
No sábado pela manhã teve início o XIV Estágio Nacional de Budo, evento organizado pelo instrutor Luciano Larré e seus alunos, sob a direção do professor Paulo (responsável pela escola TenChi no Brasil). Foram ministradas aulas de TenChi Tessen e Aikido durante todo o dia e na manhã seguinte para cerca de trinta praticantes das artes do Budo.
As aulas de Tessen tiveram um foco muito forte na respiração e na circularidade dos movimentos, com a correções de detalhes e aperfeiçoamento das técnicas. Já no Aikido, o professor dividiu a classe em dois grupos, onde os mais novos estudaram as quedas e os mais antigos fizeram um trabalho específico de bukiwaza, focado nos movimentos de base, primeiro kata e primeiro kumijo da escola. Nas aulas seguintes, voltamos todos a praticar juntos com foco na circularidade dos movimentos, o que é uma característica muito forte da nossa escola.
Ainda no sábado, tivemos exames para 3º e 5º kyu. Parabéns à todos e principalmente à Lídia Lins que fez seu exame sem saber que estava sendo examinada. Foi chamada para ser uke mas tudo combinado com o professor.
Mais uma vez o evento fica marcado pela receptividade dos alunos sergipanos, não só no tatame mas também fora dele. O jantar de confraternização no restaurante Deppan foi muito bem organizado, com muita diversão (chapéu de palha e músicas juninas ao vivo) e uma surpresa especial, um barco enorme de sushi para a delegação pernambucana.
No domingo, infelizmente, tivemos que nos despedir, mas temporariamente. Fica o convite para que toda a equipe nos visite no Dojo Recife e possamos dar continuidade ao trabalho de intercâmbio de informações.
Finalizando, gostaria de agradecer também a delegação pernambucana. Cada ano que passa, novos rostos aparecem e a alegria durante a viagem só aumenta. O que seria da viagem sem os cds do professor Paulo, as músicas do trio parada dura (Lídia, Mariana e Priscila) com Harlan na percussão, as piadas de Benoit e João e as sacadas de Cerda e Patrícia.
Abraço a todos e ano que vem tem mais.
Fotos do evento
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Iniciando ...
segunda-feira, 18 de maio de 2009
XIV Estágio Nacional de Budo - Aracaju / SE
Abraços a todos.
sábado, 16 de maio de 2009
Que o sopro flua
O texto está disponível no novo site de TenChi em duas versões, uma em português e uma em francês.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Concentração e Centração
"Concentração e Centração
Uma das consequências da descontracção e da respiração correcta é permitir-nos aceder à concentração.
Da mesma maneira que a descontracção é (…) muitas vezes confundida com um relaxamento geral, a concentração é indevidamente assimilada a um paroxismo da atenção, a uma vigilância interior sem falha, que não são de facto, senão crispação do pensamento (…).
Descontracção e concentração, longe de serem moleza do corpo e crispação do espírito, são dois estados inseparáveis, que envolvem por inteiro o indivíduo. A concentração é, antes de mais, disponibilidade, abertura em relação a si mesmo, e em relação ao exterior, um movimento de energia insuspeita.
A expressão de um movimento é uma força dirigida do interior para o exterior, um movimento de Energia vindo do mais fundo de nós mesmos, que procuramos traduzir. Caso o caminho da comunicação connosco esteja bloqueado, não há descarga possível para esta Energia que se transforma então em tensão e crispação. (…)
Concentrar-se é, antes de mais, regressar ao centro do corpo e aí se enraizar, em vez de andar ao sabor do jogo de forças divergentes e contraditórias.
O Seika Tanden ou Kikai Tanden (…) de que falam os mestres de Budo, é o ponto crucial do nosso corpo. Ele é o centro vital onde se concentra o Ki, a energia cósmica, e de onde ela se expande por todo o corpo. (…)
A valorização do Seika Tanden não é pura fantasia.
O ventre é o estado mais primitivo da evolução na estrutura do corpo humano. Ele é a origem da vida (no ventre) e da reprodução, o lugar de junção do alto e do baixo, da direita e da esquerda, o ponto de partida dos nossos braços e das nossas pernas. Não se diz “aguentar-se nas cruzes”, ou “fazer das tripas coração”? Ora, estas locuções tendem a indicar a importância atribuída a esta região do corpo.
Pensar com o abdómen significa baixar o diafragma para deixar o campo livre ao funcionamento correcto dos órgãos do tórax e conservar assim o corpo firme e convenientemente disponível para a acção. (…)
Certas imagens mentais podem ser muito úteis ao principiante que aprende a concentrar-se. Assim, quando imaginamos o nosso corpo semelhante a uma esfera, em que cada ponto do corpo estaria ligado a um ponto central, estamos no bom caminho de virmos a centrar-nos sobre o “ponto”. (…)
Mas a concentração não é apenas uma realidade física; é também uma atitude mental e não basta tomar consciência do seu corpo ou viver este sentimento de estar centrado em Seika Tanden.
A verdadeira concentração exige também do aikidoca uma mudança de espírito que não se efectua num instante, mas ao longo de todo um trabalho sobre o tapete e fora do dojo! (…)
Aquele que, ao longo do seu trabalho de aprendizagem, foi suficientemente paciente para aprender a concentrar-se torna-se capaz, em dois segundos, e quaisquer que sejam as circunstâncias, de se “reunir” para poder exprimir, no instante, a própria essência do movimento.
Sempre que se acede a um tal sentimento de liberdade interior, a prática torna-se, sem esforço, fonte permanente de alegria e de criação."
O artigo completo pode ser encontrado no sguinte site: http://www.aikideai.com/article.php?sid=74
Forte abraço à todos.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Feriadão
Abraço à todos e em especial aos que compareceram e tornaram esse fim de semana tão especial.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Agradecimentos
Mais uma vez, obrigado pelas práticas. É sempre bom fazer novos amigos e conhecer novas escolas de Aikido. Apesar de diferentes estilos e características próprias, a essência é a mesma.
Queria deixar também um agradecimento especial ao professor Hélio. Obrigado pela longa conversa que tivemos. Pena que o convite para praticar Iaido foi já às vésperas de meu retorno à Recife. Telefone anotado, logo mais ao retornar à Brasília levarei meu iaito como combinado. Será um prazer conhecer seu local de prática.
Forte abraço à todos.