quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Aikidô, O Caminho da Verdade

"Ao longo das eras, inúmeros filósofos e mestres de religião transmitiram a mensagem da verdade e falaram do poder supremo da harmonia. Mas como se dá que os opositores da verdade e aqueles que lutaram empregando o poder destrutivo do Budô tenham vencido? Poucos mestres e filósofos conseguiram realmente encarnar a verdade e exprimi-la com todo o seu ser. Os seus ensinamentos, veiculados unicamente pelas palavras, só podiam disciplinar a mente. Verdade e lógica são coisas diferentes.

Para descobrir a verdade e atingir o poder supremo do universo, há três formas de treinamento que devem ser empreendidas simultaneamente. Você precisa disciplinar a mente a fim de harmonizar-se com o movimento do universo; precisa exercitar o corpo a fim de harmonizar-se com o movimento do universo; e precisa treinar o ki, o poder do espírito que unifica a mente e o corpo, a fim de harmonizar-se com o movimento do universo.

Para que sua mente entre em harmonia com o universo, as suas palavras também devem estar em harmonia com o universo. Essas palavras têm de ser uma só coisa com Kami. Em seguida, os movimentos do corpo físico e as ações têm de estar em harmonia com as palavras. Tal é o segredo a mim transmitido pelo Budô. Quando apreendi a essência do universo por meio do treinamentodo Budô, descobri que, primeiro, o corpo físico e a mente precisam estar unidos por ki afim de, juntos, associarem-se ao movimento universal.

É graças a miraculosa função de ki que você conseguirá unificar mente e corpo, transformando despois essa união numa só coisa com os poderes do universo. Pelo correto adestramento, chegará naturalmente a compreender a verdade universal, a sua mente brilhará e o seu corpo se vivificará de saúde. Você achará possível solucionar todos os conflitos e transformar este mundo num lugar de paz completa. Entretanto, se a miraculosa função de ki for mal-utilizada, corpo e mente desabarão na desordem e o universo se transformará em caos. É essencial que mantenhamos a mente, o corpo e o ki em harmonia com os ritmos do movimento universal.

O Aikidô é o caminho da verdade. Seu treinamento destina-se a exprimir a essência da verdade a cada passo do cotidiano. É essa a expressão que suscita o poder de Kami. Inútil teorizar: é preciso pôr em prática. O poder da verdade só se expandirá dentro do nosso corpo e mente se de fato nos exercitarmos. O Aikidô unirá o corpo e a mente, por meio do ki, ao próprio universo."

Mais um texto de uma das palestras de Morihei Ueshiba retirado do livro Aikido e a Harmonia da Natureza, escrito por Mitsugi Saotome.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário