quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Harmonia do Amor

"O Aikidô nada mais é que a manifestação das obras do amor. O amor dá forma ao universo e purifica todas as coisas. O universo lança as sementes das quais todas as coisas nascem; contém o poder infinito que as alimenta e permite que elas prosperem. Dei o nome de Aiki às múltiplas leis do universo, oriundas do amor, que governam o destino da complicada tapeçaria da vida, à medida que ela vai sendo tecida neste mundo. Cumprir a missão da compaixão universal na terra, proteger e cultivar todas as coisas da natureza, eis a tarefa do Aikidô.

Qual é a fonte da materialização da vida no universo? A expressão do Espírito Infinito e do amor. O Aikidô é uma expressão pura dessa fonte. Ele é o caminho original para a abençoada harmonia da humanidade com o universo. Somente se seguirmos o princípio Aiki da unidade com Kami e devolvermos a humanidade ao equilíbrio com todas as coisas, só assim seremos parte do infinito crescimento rumo à perfeição. Promover o fim da malícia e do sofrimento é a missão que nos foi confiada pelo universo.

As formas reais do universo revelam-se no corpo humano. Temos de começar a ver o universo dentro de nós e acordar para os princípios do equilíbrioe do amor, princípios sagrados que recebemos do universo. O universo se desdobra num mosaico sem fim de variadas formas - cada qual um aspecto diferente de sua plenitude, cada qual em equilíbrio com as demais. Assim como o universo exprime amor de diferentes maneiras, nós precisamos exprimir por meio de nossa própria vida o equilíbrio dinâmico e a harmonia do universo em todas as nossas relações. Graças a esse processoo proprio universo penetrará no corpo e no espírito humano, dando-lhes alimento e poder verdadeiro.

Todas as coisas do universo provêm de uma única fonte, de uma única energia criadora. Tudo no mundo é expressão desse amor universal. O coração do universo pulsa em harmonia com toda a criação e curva-se em reverência diante de todas as suas glórias. Cada um deve se esforçar para compreender esse ritmo e sentir o coração do universo, que dá nascimento à harmonia do equilíbrio perfeito. A missão do Aikidô segue o caminho absoluto do amor universal. Seus ensinamentos são os ensinamentos de Kami. Seus princípios são as leis da harmonia e do equilíbrio em todos os elementos, na criação da vida na terra. Seu objetivo é juntar-se ao coração do universo e disseminar o amor."

Texto de uma das palestras de Morihei Ueshiba retirado do livro Aikido e a Harmonia da Natureza, escrito por Mitsugi Saotome.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário