segunda-feira, 5 de julho de 2010

TenChi 2010

Julho, mês de férias, mas só do trabalho. Sábado passado, iniciei mais uma jornada nos estudos das artes do Budo que pratico na escola do mestre Georges Stobbaerts. Pela terceira vez, estou tendo a oportunidade de praticar diretamente com o mestre e alguns de seus alunos em seus próprios Dojos. Embarquei rumo à TenChi às dezoito e quinze do dia três e cheguei em Lisboa por volta das seis e meia da manhã de ontem. Depois de algumas horas de vôo de Recife - Lisboa, mais quarenta minutos de carro até Sintra.

Estar em TenChi é algo indescritível. Dentro do avião, eu já estava pensando no que poderia ter mudado desde minha última visita em 2008. Chegamos lá, eu e o professor Paulo, e imadiatamente saimos para dar uma caminhada pelo Dojo. Lago com mais tartarugas, grama verdinha e piso de madeira no Dojo secundário, jardim da casa de cima florido ... acho que quem vive por aqui não nota tanto a diferença, mas para nós que estamos um pouco mais afastados, quanta coisa nova.

Ainda no sábado pela manhã, o encontro com alguns amigos belgas. Stéphane e Laetitia já estavam por lá e depois de muita conversa e um bom almoço, descançamos um pouco para ir jantar com o mestre em Estoril. Chegando lá, encontramos o mestre e conversamos bastante. Era o aniversário da filha de uma de suas alunas do japão que está por aqui. Jantar e amigos juntos, minha estadia aqui em Portugal não poderia iniciar de forma melhor. Para completar a festa o "clã Martins" chegou com sua mais nova integrante, a Clara. Nove meses e eu só conhecia por fotos. Todos reunidos, muita conversa, fotos e brincadeiras. Hora de ir para "casa".

Casa é uma boa definição para Coimbra, que é onde passarei a primeira semana da minha estadia por aqui. Foi nesta cidade que iniciei a maior parte de minhas amizades portuguesas em 2007. Peguei carona com Henrique e Carmen e depois de mais duas horas de carro, chegamos. Hoje é dia de encontrar amigos antigos e conhecer gente nova dentro e fora do tatame. Logo mais, treinos de Kendo a Aikido. Tadinho, como sou conhecido aqui devido aos treinos com Henrique, está de volta à Portugal. :)

Hora do descanço, abraços.

Um comentário:

  1. Tadeu, saudades de treinar...infelizmente o cotidiano não permite mais. Muito legal a template nova do blog, ficou muito bonito.

    Boa sorte por aí...abraços.

    ResponderExcluir