terça-feira, 27 de julho de 2010

Estágio Internacional de Verão

Todo estágio, apesar de bastante cansativo, é especial na vida de cada praticante. Seja dentro ou fora do tapete, momentos inesquecíveis tornam-se frequentes. Conversas, gestos, olhares, companhias, tudo torna-se especial e único. Os dias iniciam com um café da manhã na companhia de amigos, logo após, uma hora e meia de kendo com Henrique Martins. Quinze minutos de descanso e uma hora de bukiwaza com Stéphane Goffin. Mais quinze minutos para dar uma esticada no corpo e uma hora e meia de aikido com Stéphane ou com o mestre Georges Stobbaerts.

Cansado? Almoço em boa companhia e durante a tarde tudo se repete, inclusive a alegria durante a prática. São oito horas de treino por dia de quarta à sábado. Domingo, apesar de todo o cansaço, infelizmente temos aulas apenas pelo turno da manhã e tudo "acaba". Acho que essa é a hora mais difícil de cada estágio, a despedida. Como é chato ter que se despedir dos novos e velhos amigos. Nesta mesma noite eu já não teria mais o bonne nuit dos meus amigos belgas, a companhia dos portugueses em seus sacos cama ... Ufa, são momentos que só quem presenciou sabe o significado.

Que bom que tive esta oportunidade. Frequentemente, algumas pessoas me perguntam o que me leva a sair do Brasil para "sofrer" com tanto treinamento longe de casa. Realmente, é impossível de explicar. Espero ter outras oportunidades e poder viver tudo isso mais vezes.

Abraços.

4 comentários:

  1. Parabéns meu velho/novo amigo, realmente só quem esteve em Ten Chi e participou deste sonho/utopia do mestre Stobbaerts é que pode saber o que segnifica viver este sopro de humanidade que permeia os estágios. Fico aqui torcendo para que possamos participar disso juntos, todos nós.

    Um Grande Abraço

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Tadeu, tudo certo? Bem, como eu já havia comunicado alguns colegas do Aikido, estou indo mês que vem morrar no exterior. Pelo que entendo, você e o professor ainda se encontram em Portugal. Gostaria de saber quando retornam, para que eu possa me despedir pessoalmente. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala Victor, blz?

    Estamos chegando no Brasil no próximo sábado, dia 31. Espero que você ainda esteja por aí para que a gente possa conversar antes de sua viagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tadeu!
    Bom ler as notícias do estágio! Fico feliz em saber que tudo correu de forma tranquila e que foi, como sempre, enriquecedor! Mas também é ótimo saber que vocês estão de volta! Devo voltar ao Dojo hoje (se nenhum imrevisto acontecer - o que tem sido bem frequente). Bj grande,
    Renata

    ResponderExcluir