terça-feira, 27 de julho de 2010

Estágio Internacional de Verão

Todo estágio, apesar de bastante cansativo, é especial na vida de cada praticante. Seja dentro ou fora do tapete, momentos inesquecíveis tornam-se frequentes. Conversas, gestos, olhares, companhias, tudo torna-se especial e único. Os dias iniciam com um café da manhã na companhia de amigos, logo após, uma hora e meia de kendo com Henrique Martins. Quinze minutos de descanso e uma hora de bukiwaza com Stéphane Goffin. Mais quinze minutos para dar uma esticada no corpo e uma hora e meia de aikido com Stéphane ou com o mestre Georges Stobbaerts.

Cansado? Almoço em boa companhia e durante a tarde tudo se repete, inclusive a alegria durante a prática. São oito horas de treino por dia de quarta à sábado. Domingo, apesar de todo o cansaço, infelizmente temos aulas apenas pelo turno da manhã e tudo "acaba". Acho que essa é a hora mais difícil de cada estágio, a despedida. Como é chato ter que se despedir dos novos e velhos amigos. Nesta mesma noite eu já não teria mais o bonne nuit dos meus amigos belgas, a companhia dos portugueses em seus sacos cama ... Ufa, são momentos que só quem presenciou sabe o significado.

Que bom que tive esta oportunidade. Frequentemente, algumas pessoas me perguntam o que me leva a sair do Brasil para "sofrer" com tanto treinamento longe de casa. Realmente, é impossível de explicar. Espero ter outras oportunidades e poder viver tudo isso mais vezes.

Abraços.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pré-estágio

Esta semana iniciou com uma prévia do estágio. Acompanhei o professor Stéphane Goffin e a equipe belga nos treinos em Lisboa e em Sintra. O primeiro treino foi realizado no espaço da academia militar, o qual o professor João Almeida é o responsável. Após um breve aquecimento, duas horas de aula onde vimos diversas formas de ikkyo sendo abordado tanto o lado tori quanto uke. São tantos detalhes em apenas uma aula que é até difícil de lembrar, imaginem aprender! A forma de se deslocar, o contato entre as pessoas, a vida no movimento ... ufa, espero conseguir levar um pouco comigo para o Brasil.

Já na segunda aula, no próprio hombu dojo TenChi, mais uma hora e meia de shio nage e naname kokyo nage. Educativos, detalhes, detalhes e mais detalhes. Parecia que tudo que Stéphane corrigia era direcionado a mim, hehehehehhe.

Bom, já é tarde e tenho que dormir. Amanhã o estágio inicia e serão oito horas de treino diário: duas aulas de kendo de uma hora e meia, duas aulas de bukiwaza de uma hora e mais duas aulas de aikido de uma hora e meia. Espero aguentar a semana toda.

Abraços.

Sintra e Queluz

Semana passada consegui visitar mais um local de prática da escola TenChi que eu não conhecia. Acompanhei o professor Paulo Roberto em uma aula no espaço situado em Queluz, o qual o meu amigo João Tinoco é o responsável. A aula, mais uma vez, teve ênfase no aprimoramento das quedas, postura corporal e atitudes no tapete.

A semana seguiu com mais aulas de aikido e iaido em TenChi com o professor Paulo e com o mestre Stobbaerts. No fim de semana o dojo começou a ficar mais movimentado. Sexta-feira e sábado a equipe belga chegou por aqui. Dessa vez, com o sotaque um pouco mais brasileiro. Além de Erik, J.C., Jean A. e Anne, Lídia Lins, que é meio belga meio brasileira, também já está por aqui.

Agora é só esperar o estágio começar.

Abraços.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Coimbra, Porto e Viseu

No fim de semana passado, acompanhei o professor Paulo Roberto e Henrique Martins para uma aula na segunda maior e mais populosa cidade no centro de Portugal, Viseu. Logo ao entrar na cidade, fiquei sabendo que Viseu é conhecida como a "cidade das rotundas" e lembrei-me instantaneamente do meu amigo Paulo Gomes, que adora ficar rodando para ver as placas e se situar. Como a aula só seria às dezenove horas, nos encontramos com alguns alunos do Henrique e almoçamos em um ambiente descontraído e amigável. Logo após o almoço, aproveitamos para dar uma passeada e conhecemos diversos pontos turísticos da cidade. Já à noite, a aula contou com a presença de uma boa quantidade de alunos e teve como ponto focal as quedas. Depois de muito suor, um banho rápido e mais comida. Nunca comi tanto em minha vida. Será que agora eu consigo alguns quilos a mais? Jantamos em uma espécie de hotel fazenda e fizemos uma bonita "festa". Após o jantar, retornamos à Coimbra.

No domingo, mais uma aula em Coimbra, infelizmente a de despedida da cidade. Desta vez, além dos alunos da própria cidade, contamos também com a presença de alguns alunos de Porto. O professor Paulo fez uma aula mais agitada e no final participei de uma revisão técnica com Henrique para os alunos que vão prestar exame para shodan. Logo após, comemos um leitão, decansamos um pouco no parque da cidade, vimos a final da copa e acompanhamos um pouco da festa dos esponhóis que vivem aqui em Portugal.

Segunda-feira voltamos à TenChi e já sinto saudades de Coimbra. Essa semana, escreverei um pouco mais sobre as práticas no Hombu Dojo da escola e arredores.

Abraços.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Coimbra e Porto

Esta semana tem sido bastante especial. Além de passear com meus amigos e conseguir colocar o papo em dia, aulas de aikido e kendo praticamente todos os dias da semana. Praticamente só porque terças e sextas não tem kendo e nas quintas não tem aikido. Já nas segundas e quartas, pude praticar as duas disciplinas. Haja fôlego.

As aulas de aikido começaram com foco na respiração. Até parece que o Henrique tinha feito a aula especialmente para mim, já que respirar corretamente durante uma técnica é uma das minhas grandes dificuldades. Depois, a forma de acompanhar os movimentos. As vezes não notamos o quanto este passo é importante. Acompanhar corretamente é proteger o corpo contra lesões, permitindo assim uma prática sincera. Acho que é uma das coisas que mais falo no Dojo de Recife, o ser justo com os outros. Ser justo, para mim, é praticar da forma mais sincera possível, preservando o uke de acordo com sua experiência no tatame.

Já no kendo, pela primeira vez, experimentei o bugu ("armadura" utilizada na prática). A primeira grande dificuldade foi conseguir vestí-la. A segunda, todo o restante, heheheheh. Acostumar com o peso, o impacto do shinai (espada de bambu), os calos nas mãos e todo o restante não é uma tarefa fácil. Gostei muito, muito mesmo. Pena que em Recife não tenho tempo para me dedicar a esta disciplina, mas tenho certeza de que sempre que estiver por aqui, tentarei acompanhar as aulas.

Ainda hoje, o professor Paulo Roberto chegará por aqui (Coimbra) e teremos algumas aulas brasileiras em território português.

Agora, um pouco de descanso para as aulas de logo mais.

Abraços.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

TenChi 2010

Julho, mês de férias, mas só do trabalho. Sábado passado, iniciei mais uma jornada nos estudos das artes do Budo que pratico na escola do mestre Georges Stobbaerts. Pela terceira vez, estou tendo a oportunidade de praticar diretamente com o mestre e alguns de seus alunos em seus próprios Dojos. Embarquei rumo à TenChi às dezoito e quinze do dia três e cheguei em Lisboa por volta das seis e meia da manhã de ontem. Depois de algumas horas de vôo de Recife - Lisboa, mais quarenta minutos de carro até Sintra.

Estar em TenChi é algo indescritível. Dentro do avião, eu já estava pensando no que poderia ter mudado desde minha última visita em 2008. Chegamos lá, eu e o professor Paulo, e imadiatamente saimos para dar uma caminhada pelo Dojo. Lago com mais tartarugas, grama verdinha e piso de madeira no Dojo secundário, jardim da casa de cima florido ... acho que quem vive por aqui não nota tanto a diferença, mas para nós que estamos um pouco mais afastados, quanta coisa nova.

Ainda no sábado pela manhã, o encontro com alguns amigos belgas. Stéphane e Laetitia já estavam por lá e depois de muita conversa e um bom almoço, descançamos um pouco para ir jantar com o mestre em Estoril. Chegando lá, encontramos o mestre e conversamos bastante. Era o aniversário da filha de uma de suas alunas do japão que está por aqui. Jantar e amigos juntos, minha estadia aqui em Portugal não poderia iniciar de forma melhor. Para completar a festa o "clã Martins" chegou com sua mais nova integrante, a Clara. Nove meses e eu só conhecia por fotos. Todos reunidos, muita conversa, fotos e brincadeiras. Hora de ir para "casa".

Casa é uma boa definição para Coimbra, que é onde passarei a primeira semana da minha estadia por aqui. Foi nesta cidade que iniciei a maior parte de minhas amizades portuguesas em 2007. Peguei carona com Henrique e Carmen e depois de mais duas horas de carro, chegamos. Hoje é dia de encontrar amigos antigos e conhecer gente nova dentro e fora do tatame. Logo mais, treinos de Kendo a Aikido. Tadinho, como sou conhecido aqui devido aos treinos com Henrique, está de volta à Portugal. :)

Hora do descanço, abraços.